O Brasil fechou abril de 2015 com 19,76 milhões de acessos de TV por
assinatura, número absolutamente igual ao contabilizado no mês de março,
segundo dados revelados pela Anatel, nesta terça-feira, 02/06. No
quarto mês deste ano, segundoa ainda a agência reguladora, o serviço
estava presente em 29,89% dos de domicílios brasileiros.
Num
reflexo da queda apresentada na TV paga, os acessos DTH - o via satélite
ofertado pelas operadoras de telecomunicações - tiveram uma queda em
abril. Eles fecharam o mês em 11.971.155 milhões de acessos ativos. Em
março, eram 12.009.855 milhões, ou seja, um queda de 38.700 acessos em
30 dias.
Em contrapartida, os dados da Anatel mostram que os
acessos FTTH ( via fibra óptica) tiveram um ligeiro crescimento -
passaram de 111.202 mil para 116 620 de março para abril. Os acessos por
cable modem também cresceram. passaram de 7.626.807, em março, para
7.659.302 milhões, ou 32495 mil novos acessos.
No ranking
nacional, a líder isolada - o grupo América Móvil, que tem Embratel,
Claro e NET - teve adição negativa de 49.950 mil acessos, provavelmente
decorrente da queda do DTH, ofertado pela Claro. A operadora fechou
abril com 10.224.245 milhões de acessos ativos. Em março, eram
10.266.150 milhões.
A Sky, da DirectTV, aparece na segunda
posição, teve adição positiva de 39.441 mil acessos e chegou em abril a
5.723.696 milhões de acessos ( em março tinha 5.684.252). Na terceira
posição está a Oi, com 1.207.321 milhões de acessos ativos, mas que
registrou uma adição negativa de 24.864 mil acessos. Em março, a
operadora tinha 1.232.185 milhões de acessos ativos.
Na prática, a Oi vem registrando uma queda no serviço desde janeiro
quando somava 1.303.024 milhões de acessos. Isso significa que, em
quatro meses de 2015, a Oi perdeu 95.730 mil acessos ativos. Em abril, a
Oi ficou com 6,1% do market share.
A GVT e a Telefônica, que agora são uma única empresa, também tiveram
adição positiva. A Telefônica com 8505 mil acessos. a GVT somou 19381
mil novos acessos. No ranking, a GVT aparece com 958.939 mil acessos
ativos e a Telefônica com 798.743 mil. Somadas, as duas teles detêm
8,89% do market share.
Na soma de outras provedoras, abril também foi um mês de registrar
perdas. As outras ficaram 396.865 mil acessos ( em março eram 398.661
mil). Não há ainda uma explicação oficial para os números de abril da TV
paga no Brasil, mas pode-se vislumbrar uma ´limpeza de base´ por conta
de inadimplência de assinantes no DTH, serviço que popularizou a TV por
Assinatura no país. No final do ano, uma ação semelhante já foi feita
pelas operadoras prestadoras do serviço.
Fonte: Convergencia digital