O Twitter tem ajudado o Panamá a acabar, ou ao menos diminuir, o número
de buracos espalhados pela capital do país da América Central.
Diante das dificuldades no trânsito, dos acidentes e dos danos aos
veículos, a empresa de comunicação panamenha Medcom, em parceria com a
agência P4 Ogilvy & Mather, resolveu apelar para as redes sociais e
contar com a ajudinha da tecnologia para cobrar medidas mais efetivas
das autoridades.
Dispositivos eletrônicos denominados "El Hueco Twitero"
(O Buraco Tuiteiro, na tradução em português) foram instalados em
diversos buracos espalhados pela cidade e emitem um alerta para a conta
do Twitter do Ministério de Obras Públicas do Panamá toda vez que o pneu
de um carro passa sobre eles.
"Apesar do grande desenvolvimento da Cidade do Panamá, as ruas estão em
mau estado e ficando pior a cada dia, causando grande inconveniente
para aqueles que passam, enquanto os responsáveis pelos reparos não
fazem nada", descreve a página do "Buraco Tuiteiro".
A iniciativa começou no dia 2 de abril e em menos de dois meses chegou a
publicar cerca de 350 tuítes como um alerta para os responsáveis. As
mensagens, geralmente, são bem-humoradas, tais como "Se quiserem me
calar, vão ter que tapar a minha boca", "Hoje eu quebrei a frente de uma
Ferrari" e "Eu sou o melhor amigo do mecânico e o pior inimigo dos seus
pneus".
A ação também contou com a colaboração dos panamenhos, que demostraram
sua insatisfação com o estado das ruas da capital com recorrentes
reclamações.
E não é que a campanha tem surtido efeitos positivos? De repente, alguns
dos buracos denunciados começaram a ser consertados, segundo a Medcom.
Fotos de alguns dos reparos também foram postadas no Twitter.
Fonte: Uol