Os aparelhos e o conteúdo de realidade virtual serão "o próximo
grande tema tecnológico" e criarão, dentro de uma década, um mercado
avaliado em mais de US$ 60 bilhões, segundo a Piper Jaffray Cos.
"As diversas aplicações da realidade virtual, combinadas com as
melhorias tecnológicas cada vez mais rápidas, levarão à adoção em massa
nos próximos 10 anos", escreveram analistas da Piper Jaffray, incluindo
Gene Munster e Erinn Murphy, em um relatório, em maio. "Nosso otimismo
em relação ao tema se baseia no apetite insaciável dos consumidores por
novas experiências tecnológicas."
A realidade virtual já tem o
voto de confiança da Facebook Inc. e da Google Inc., que juntas
investiram mais de US$ 2,5 bilhões em aquisições nesse espaço só no ano
passado. Empresas de eletrônicos de consumo como Sony Corp., Samsung
Electronics Co. e HTC Corp. estão desenvolvendo aparelhos, enquanto
produtores de conteúdo, incluindo desenvolvedores de jogos e até a NBA
(a associação nacional de basquete dos EUA) vêm mostrando interesse.
Na realidade virtual, um aparelho cobre o rosto e assume o sentido da
visão do usuário, enquanto sensores imitam os mecanismos subconscientes
do corpo responsáveis pelo equilíbrio. O resultado é a sensação real de
estar em um lugar onde você de fato não está.
O Gear VR da Samsung, um par de óculos que custa US$ 200 e é
utilizado junto com o smartphone Galaxy Note 4, já oferece uma imersão
limitada para os primeiros usuários. O Facebook disse que começará a
entregar uma versão de seu Oculus Rift aos consumidores até março do ano
que vem, enquanto o óculos da Sony para o console PlayStation 4, que
tem o codinome Morpheus, será lançado em junho.
A Piper Jaffray
projeta que o custo inicial total do aparelho cairá de cerca de US$ 800
para US$ 300, enquanto as fabricantes de smartphones entregarão óculos
de baixo custo gratuitamente. Em 2017, a Apple Inc. lançará um aparelho
multifunção ou óculos para o iPhone 7, especula o relatório.
Fonte: Uol