Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NO FUTURO PODE SER POSSÍVEL DESBLOQUEAR O SMARTPHONE COM A MENTE

22/05/2015

 

Cientistas descobriram que o cérebro pode ser usado para substituir sistemas de desbloqueio, o que significa que no futuro talvez seja possível acessar seu e-mail com o uso da mente em vez de senhas ou qualquer outro método.

Blair Armstrong, do Centro de Cognição, Cérebro e Linguagem de Basque, na Espanha, percebeu que os padrões criados pelas ondas cerebrais são únicos de cada pessoa. Por si só, essa não é uma constatação inédita, mas há uma novidade aqui: Armstrong conseguiu separar a análise ao focar nos resultados obtidos de ondas cerebrais presentes em apenas uma região do cérebro; até então, havia muita dificuldade em processar os resultados porque eles eram muito genéricos.

Por seis meses, ele mostrou siglas a 45 voluntários para que eles as lessem, ativando uma parte específica do cérebro. Com uma precisão de 94%, ficou comprovado que é possível usar o padrão da mente para identificar uma pessoa. Como explica a New Scientist, o experimento ativou a memória semântica dos voluntários, que é responsável por gravar o significado das palavras. Cada pessoa atribui uma coleção de significados única às palavras, o que pode ser usado para criar padrões individuais.

Em tese, uma pessoa seria capaz de desbloquear o smartphone apenas lendo mentalmente um conjunto de letras mostradas na tela, porque o aparelho conseguiria, a partir da leitura das ondas cerebrais, identificar seu usuário - o mesmo que ele faz hoje com as senhas ou a biometria. Tudo em tese, claro, até porque os testes foram feitos com eletrodos; seria necessário desenvolver uma tecnologia capaz de fazer essa leitura a distância.

 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar