Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EXTENSÃO PARA O CHROME COMPARTILHA URL ENTRE PCS PRÓXIMOS PELO SOM

20/05/2015

O Google apresentou uma nova extensão para o Chrome, fruto de uma nova pesquisa desenvolvida pela empresa. Trata-se do Google Tone, ferramenta que permite o compartilhamento de URLs entre computadores próximos por meio de som, desde que todos sejam equipados com caixas de som e microfones decentes.

O uso da extensão é bem simples. Ao lado da barra de endereços do Chrome haverá um ícone de um alto-falante. Quando pressionado, ele fará com que seu computador emita uma série de sons que não farão sentido para o usuário, mas que permite se comunicar diretamente com outros PCs próximos que também tenham o Chrome aberto e tenham a extensão instalada.

Assim que os computadores próximos entendem o som, uma notificação será exibida na tela. Neste momento será possível clicar para acessar a URL compartilhada.

Os pesquisadores precisaram recorrer aos sons audíveis porque tons ultrassônicos não funcionaram bem, já que os microfones de laptops são otimizados para detectar a voz e isolar sons de fundo. No fim das contas, eles optaram pelo Dual-Tone Multi-Frequency, similar aos sistemas telefônicos, que teria aumentando a confiabilidade da ferramenta.

A empresa admite que alguns problemas podem afetar o desempenho da ferramenta, como muito barulho no ambiente, ou microfones de baixa qualidade, de forma que o Google Tone pode não funcionar sempre. “Nem toda máquina próxima vai receber a transmissão, assim como nem todo mundo escuta cada palavra que alguém diz, mas reenviar a URL é simples e a solução do problema normalmente envolve apenas aumentar o volume”, diz a equipe responsável.
 
Se você quiser testar o recurso, você pode conferir na Chrome Web Store clicando neste link. É importante observar que há possíveis implicações em relação à privacidade envolvendo o Google Tone. Para funcionar, ele precisa se manter sempre escutando o que acontece no ambiente por meio do microfone, esperando o comando para interpretar a URL.

 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar