Não há como ter uma gestão pública de qualidade sem o uso do big data,
sustenta o chefe Executivo de TI do Centro de Operações do Rio de
Janeiro, Alexandre Caderman. "O dado analisado é o motor do bom serviço
ao cidadão", diz, em entrevista concedida à CDTV, durante a 15ª Rio
Wireless, realizada nos dias 06 e 07 de maio, no Rio de Janeiro.
Caderman
diz que, hoje, o maior desafio - não apenas na TI - é a integração das
agências para o repasse das informações em tempo real para o Centro de
Operações. "Esses dados precisam chegar para que possamos trabalhar com
inteligência e prever ações antes de incidentes". Na prática, isso já
acontece. Ele dá o exemplo do viaduto do Joá, na zona oeste da cidade do
Rio de Janeiro, que passa por uma reforma.
Caderman conta que o
Centro de Operações do Rio consegue determinar os fechamentos de
tráfego ao longo do dia, para evitar engarrafamentos. "Temos já como
saber quantos carros passam pelo viaduto no momento em que queremos
interromper o tráfego e também temos como saber qual a extensão do
engarrafamento que teremos. Isso veio da análise prévia dos dados".
O
uso efetivo das mídias sociais é uma das ações prioritárias para o
Centro de Operações do Rio. Hoje já há uma grande parceria com o Waze.
Mas a ideia é expandir para outras redes sociais como Twitter, Facebook e
quem mais aparecer. "O índice de trotes por meio das mídias sociais
caiu muito se comparados com o uso do telefone. O cidadão não quer
perder a credibilidade na rede social", explica. Lidar com orçamento
reduzido e TI é um desafio diário.
Fonte: Convergencia Digital