A Verizon, grupo que detém a maior operadora móvel dos Estados
Unidos, anunciou a compra da AOL por US$ 4,4 bilhões (cerca de R$ 13
bilhões). Originalmente America On Line, a empresa que nasceu na década
de 1990 chegou a ser sinônimo de Internet nos EUA. Hoje, detém ofertas
de conteúdos conhecidos como os sites Huffington Post, TechCrunch e
Engadget.
O valor do negócio representa US$ 50 por ação da
AOL – um prêmio de 17% sobre o preço de fechamento dos papéis na
segunda, 11/5 (US$ 42,5). Também inclui US$ 300 milhões (R$ 900 milhões)
em dívidas da AOL. Com a conclusão do acordo, a AOL se tornará uma
subsidiária integral da Verizon.
“Essa aquisição suporta nossa estratégia de prover
conexão multitelas para consumidores, criadores e anunciantes”, afirmou o
CEO da Verizon Lowell McAdam. Nas contas da operadora, a combinação dos
grupos cria um negócio com escala mundial, com foco em mobilidade e
estimado em US$ 600 bilhões (R$ 1,8 trilhão) em publicidade, segundo
projeção da eMarketer.