Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

COM PREÇOS MAIS BAIXOS, VENDA DE PCS CRESCE E IMPULSIONA MERCADO DE INFORMÁTICA

14/04/2015

O quadro geral é de queda nas vendas do varejo, conforme indica a mais recente pesquisa mensal do IBGE, divulgada nesta terça, 14/4. Mas a venda de equipamentos de informática e comunicação andou claramente em outra direção. Enquanto o comércio em geral viu as vendas caírem 3,1% em fevereiro, sobre o mesmo mês de 2014, esse segmento específico teve o melhor resultado – a alta foi de 8,4% sobre fevereiro do ano passado.

Em apenas dois meses, a venda de equipamentos de informática e comunicação acumula alta de 14,5% – embora no acumulado em 12 meses o cenário seja de aparente estabilidade, com leve alta de 0,3%. Esse desempenho, segundo o IBGE, “pode ser explicado pelo comportamento dos preços do principal produto que compõe a atividade”.

O principal produto, no caso, refere-se ao microcomputador, que de acordo com o Instituto viram os preços caírem 8,5% no acumulado de 12 meses encerrados em fevereiro de 2015, enquanto no mesmo período a inflação, medida pelo IPCA, bateu em 7,7%.

Dados da consultoria IDC indicam, no entanto, que as vendas de computadores encolheram 26% ao longo do ano passado. Por outro lado, a mesma IDC calcula que as vendas de telefones celulares, entre os mais comuns até os smartphones, aumentaram 7,2% no  mesmo período.
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar