Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOKIA NEGOCIA COMPRA DA FRANCESA ALCATEL-LUCENT

14/04/2015



A Nokia estaria negociando a aquisição da produtora de equipamentos de telecomunicação francesa Alcatel-Lucent, de acordo com a Reuters.

As duas empresas anunciaram conjuntamente que estão em "discussões avançdas" sobre uma "combinação total, que teria a forma de uma oferta pública de troca da Nokia pela Alcatel-Lucent". No mesmo anúncio, porém, as companhias avisam que "Não se pode ter certeza, nesse momento, de que essas discussões resultarão em qualquer acordo ou transação".

A combinação ajudaria as duas empresas a cortar custos, e daria à Nokia a oportunidade de crescer no mercado norteamericano, uma vez que a Alcatel-Lucent é uma grande fornecedora das operadoras AT&T e Verizon. A empresa finlandesa também teria acesso ao mercado frances de telecomunicações, que cresce rapidamente.

 
 
Fonte: Olhar Digital
Segundo o Business Insider, a aquisição criaria um grupo de telecomunicações europeu com valor superior a 40 bilhões de euros. A receita de venda das duas empresas combinada seria de cerca de 26 bilhões de euros anuais; suas principais concorrentes, a Ericsson e a Huawei, em comparação, têm receitas anuais de venda de 24,4 bilhões de euros e  37,44 bilhões de euros, respectivamente.

O anúncio provocou um aumento de 14% no valor das ações da Alcatel, em comparação com o preço de fechamento da segunda-feira. As ações da Nokia, porém, em comparação semelhante, começaram o dia em queda de 7% e depois recuperaram, perdendo apenas 3,8% até o começo da tarde.
 
O acordo ainda enfrenta riscos: o governo francês, embora veja com bons olhos o estabelecimento de uma indústria no país, se preocupa com o impacto da negociação nos empregos franceses. Em maio do ano passado, o governo francês fortaleceu a legislação que rege a aquisição de empresas nacionais por grupos estrangeiros. 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar