Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOVA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DO FACEBOOK APRENDE E RESPONDE PERGUNTAS

30/03/2015

Você pode não perceber, mas você já é rodeado de inteligência artificial. O Facebook quer tornar seus algoritmos ainda mais eficientes para que seus sistemas de IA consigam ser capazes de não só entender sobre o que as pessoas falam na internet, mas aprender e responder perguntas.

As aplicações podem varias, permitindo uma melhor ferramenta de buscas para a plataforma, mas também pode transformar o Facebook em um assistente pessoal útil, como são hoje Google Now, Cortana e Siri.

O projeto foi apresentado na conferência F8, quando o diretor de tecnologia Mike Schroepfer subiu ao palco para mostrar o software chamado Memory Network. Na demonstração, foram apresentadas frases com sintaxe simples inspiradas na série Senhor dos Anéis, como mostrado na imagem abaixo:
 
 
Reprodução
 
 

As várias frases descrevem as ações dos personagens Bilbo, Gollum e Frodo. Quando o computador é questionado “Onde está o anel?”, o algoritmo é capaz de puxar as últimas frases importantes que são “Frodo viajou para a Montanha da Perdição” e “Frodo deixou o anel lá”. Assim, o software responde corretamente que o anel está na Montanha da Perdição.

O mesmo acontece quando a pergunta é “Onde estava o anel antes da Montanha da Perdição?”. O software puxa as frases “Bilbo voltou para o Condado” e “Bilbo deixou o anel lá” para respondere corretamente que o anel estava no Condado.

Por fim, a questão é “Onde está Frodo agora?”, respondida com precisão ao puxar a sentença “Frodo voltou para o Condado”.

O esforço já é antigo e vem desde 2013, quando a rede social criou um grupo de pesquisa dedicado ao aprendizado profundo. Mais do que aprender texto, a rede social quer conseguir identificar melhor o que as pessoas tentam comunicar em fotos e vídeos. Schroepfer diz que o algoritmo já é bom o suficiente para diferenciar patinação, patinação de velocidade, patinação artística e hockey no gelo.
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar