Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE DÁ US$ 1 MILHÃO A VENCEDOR DO PRÊMIO TURING

26/03/2015


O pesquisador Michael Stonebraker, do MIT, venceu o Prêmio A. M. Turing, da Association for Computing Machinery (ACM). Esse ano marca a primeira vez que o prêmio é acompanhado de uma bonificação de um milhão de dólares, oferecida pelo Google.

Stonebraker é um cientista da computação especializado em bases de dados.  Segundo a ACM, ele "inventou muitos dos conceitos que são utilizados em quase todos os sistemas modernos de bases de dados". Muitos dos sistemas que ele desenvolveu foram lançados como softwares abertos, o que garantiu sua ampla adoção, segundo a associação.

Formado pela Universidade de Princeton em 1965, Stonebraker foi um dos pioneiros no desenvolvimento de bases de dados relacionais. Esse tipo de sistema de armazenamento de dados permite que diversas tabelas, contendo informações diferentes, dialoguem entre si e se associem, facilitando a organização das informações.

Segundo o pesquisador, ele passou boa parte da sua vida envolvido nessa pesquisa "até que, do nada, marketeiros começaram a falar em ´big data´" e ele se deu conta de que já estudava esse assunto desde praticamente o início de sua vida acadêmica.

A contribuição dele à indústra de "big data" é considerável: Stonebraker já fundou e participou em nove empresas diferentes desse ramo, incluindo a Vertica, empresa de gerenciamento de bases de dados analíticas que foi vendida à Hewlett-Packard em 2011 por US$ 340 milhões.

 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar