Alguns usuários brasileiros têm conseguido habilitar o serviço de
voz do WhatsApp em smartphones Android atualizando o aplicativo e
recebendo uma "ligação-convite" de alguém com o recurso. Apesar da
repercussão, o fato é que a chamada por voz está em fase de testes e
ainda é instável (funciona vez ou outra).
Desde o início de
março, várias pessoas têm postado em redes sociais sobre a habilitação
do recurso. Porém, oficialmente, a desenvolvedora nem se pronunciou
sobre o assunto. A única informação que o WhatsApp deu sobre o serviço
foi feita no ano passado por Jan Koum, diretor-executivo da companhia.
Na ocasião, ele disse que o aplicativo teria chamada de voz, mas sem explicar exatamente quando seria habilitado.
O que muda com o recurso
Após fazer a atualização e receber a chamada, é exibida uma terceira
coluna no app chamada "ligações". Nela, são exibidos o histórico de
chamadas feitas e recebidas no aplicativo. Além disso, aparece um ícone
de telefone para fazer ligações para os contatos. Porém, só será
efetuada caso a pessoa tenha também a última versão do aplicativo.
Mas funciona a ligação?
Durante os testes da reportagem, a ligação pelo WhatsApp funcionou
apenas uma vez em uma chamada que durou um minuto. O smartphone estava
conectado em uma rede Wi-Fi, portanto, não houve consumo de dados da
rede móvel.
É importante que o usuário da chamada de voz do
aplicativo tenha em conta que essas ligações são como ligações VoIP (Voz
sobre IP) e consomem dados de internet móvel.
A título de
comparação, uma chamada de VoIP pelo Skype de 1 minuto gasta 1 MB
(Megabyte) do plano de dados. O WhatsApp ainda não divulgou detalhes do
funcionamento do recurso. Porém, o consumo no Skype pode ser um
parâmetro de quanto o usuário deve gastar.
Fonte: Uol