Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EM FASE DE TESTES, CHAMADA DE VOZ PELO WHATSAPP CONSOME DADOS E É INSTÁVEL

25/03/2015

Alguns usuários brasileiros têm conseguido habilitar o serviço de voz do WhatsApp em smartphones Android atualizando o aplicativo e recebendo uma "ligação-convite" de alguém com o recurso. Apesar da repercussão, o fato é que a chamada por voz está em fase de testes e ainda é instável (funciona vez ou outra).

Desde o início de março, várias pessoas têm postado em redes sociais sobre a habilitação do recurso. Porém, oficialmente, a desenvolvedora nem se pronunciou sobre o assunto. A única informação que o WhatsApp deu sobre o serviço foi feita no ano passado por Jan Koum, diretor-executivo da companhia. Na ocasião, ele disse que o aplicativo teria chamada de voz, mas sem explicar exatamente quando seria habilitado.

O que muda com o recurso

Após fazer a atualização e receber a chamada, é exibida uma terceira coluna no app chamada "ligações". Nela, são exibidos o histórico de chamadas feitas e recebidas no aplicativo. Além disso, aparece um ícone de telefone para fazer ligações para os contatos. Porém, só será efetuada caso a pessoa tenha também a última versão do aplicativo.

Mas funciona a ligação?

Durante os testes da reportagem, a ligação pelo WhatsApp funcionou apenas uma vez em uma chamada que durou um minuto. O smartphone estava conectado em uma rede Wi-Fi, portanto, não houve consumo de dados da rede móvel.

É importante que o usuário da chamada de voz do aplicativo tenha em conta que essas ligações são como ligações VoIP (Voz sobre IP) e consomem dados de internet móvel.

A título de comparação, uma chamada de VoIP pelo Skype de 1 minuto gasta 1 MB (Megabyte) do plano de dados. O WhatsApp ainda não divulgou detalhes do funcionamento do recurso. Porém, o consumo no Skype pode ser um parâmetro de quanto o usuário deve gastar. 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar