Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

COMO UM ENGENHEIRO CONECTOU UM COMPUTADOR DE 1986 À WEB MODERNA

24/03/2015

 
 
 

Como fazer um computador fabricado em 1986, com 8 MHz, 4 MB de RAM, disco rígido de 50 MB e uma tela de 512 x 384 (em preto e branco, aliás) se conectar à internet? O engenheiro americano Jeff Keacher conseguiu integrar uma linha telefônica no seu pequeno Mac Plus de duas décadas atrás e realizar a façanha.

O computador usado pelo engenheiro estava há mais de 20 anos parado. Ao tentar ligar o dispositivo, Keacher foi surpreendido por uma explosão no hard drive externo, que após anos desligado teve um dos seus capacitores sobrecarregado após receber uma corrente elétrica. Entretanto, esse foi o problema mais fácil de solucionar, já que encontrou rapidamente capacitores reservas para fazer a máquina funcionar.
 
Reprodução
 

O problema maior era arranjar um navegador e um conjunto de protocolos TCP/IP compatível com o sistema operacional System 7.0, que ainda operava no dispositivo. O browser foi encontrado na web em um fórum sobre sites em FTP, uma versão antiga do MacWeb 2.0 era antiga o suficiente para rodar na máquina e ainda fazer loading de sites em HTML e ainda entender o HTTP.

Como o Mac Plus não tinha entrada Ethernet, a solução foi usar um dos novos computadores em miniatura Raspberry Pi, adaptadores e alguns drivers lançados pela Apple nos anos 1980.

Voilà, Keacher conseguiu se conectar à 19 Kbps. Uma velocidade extremamente lenta e inviável para o funcionamento dos sistemas atuais, mas o engenheiro conseguiu seu objetivo, que era "apresentar o Mac para a internet e o encontro foi bem sucedido", segundo ele mesmo.
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar