Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SIRIUS: UM ASSISTENTE VIRTUAL DE CÓDIGO ABERTO PARA LINUX

19/03/2015

 
 

O Ubuntu está ganhando seu próprio assistente pessoal, chamado Sirius, inspiração clara do nome Siri, presente no iOS. O diferencial, assim como o Linux, é utilizar código aberto, permitindo que qualquer um na comunidade possa colaborar, incluindo empresas, universidades ou simplesmente entusiastas. Ele já está em fase de testes e pode ser instalado por quem não tiver medo de bugs, naturais nesta etapa do desenvolvimento.

O Sirius faz muito do que os outros assistentes fazem, com reconhecimento de voz, imagens e texto. Ele puxa informações da Wikipedia quando questionado sobre um assunto, sendo capaz de analisar significado e contexto de palavras.

Um exemplo de ferramenta interessante é a possibilidade de pegar uma foto da Torre Eiffel, por exemplo, e perguntar “quando isso foi construído?”. O sistema seria inteligente o suficiente para reconhecer que se trata da torre em Paris apenas pela imagem e dar a resposta adequada. É algo que ainda não existe nas alternativas comerciais.

Curiosamente, o próprio Google está ajudando a bancar o projeto, mas há outros apoiadores como a Darpa (Agência de Pesquisas de Projetos de Defesa Avançada dos EUA) e a Fundação Nacional da Ciência do país. Por mais que a empresa de buscas esteja envolvida, não se deve esperar que o Sirius substitua ou seja incorporado ao Google Now por enquanto.
 
O desenvolvimento está nas mãos de pesquisadores do Clarity Lab, na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. A expectativa é que um dia o projeto se torne uma alternativa comercial viável, algo que não é possível no momento.
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar