Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOVO USB USADO COMO CARREGADOR AMPLIFICA PROBLEMAS DE SEGURANÇA

17/03/2015



O novo padrão USB-C chegou junto de dois laptops, o novo Macbook, da Apple, e o novo Chromebook Pixel, do Google. A tecnologia chega com a promessa de substituir totalmente os carregadores tradicionais de notebooks, oferecendo a energia necessária para alimentá-los e carregá-los pela mesma entrada que podem se conectar pendrives e HDs externos. O problema é que isso agrava uma questão de segurança já famosa: o BadUSB.

O problema já é bastante conhecido, mas até hoje não tem uma solução clara. O BadUSB é uma ameaça que permite o uso de firmware malicioso em dispositivos USB, que pode afetar uma máquina, mas não pode ser parado por nenhum sistema de segurança conhecido atualmente, porque eles não conseguem analisar o conteúdo do firmware dos aparelhos.

Mas como o USB-C piora a situação? Até hoje, a melhor alternativa para se proteger era simplesmente não plugar nada na entrada do seu computador. Com os novos notebooks usando a porta USB também para recarregar o dispositivo, isso deixa de ser uma opção. A entrada fornece tanto energia quanto permite o tráfego de dados, o que transforma o cabo para recarga em uma ameaça em potencial.

Na prática, isso significa que você precisa tomar cuidado com carregadores emprestados. O site The Verge prevê uma possibilidade bastante plausível para um ataque, no qual um cibercriminoso passa um dia numa cafeteria, por exemplo, com um cabo adulterado disponível para possíveis vítimas. Basta que uma delas utilize este fio malicioso para carregar seu notebook para ser infectada.

A solução? A única conhecida para se proteger do BadUSB era não aceitar pendrives de estranhos. Agora, isso se estende aos cabos de energia. Utilize apenas cabos e dispositivos USB conhecidos.
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar