Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ZRRO HOVERPAD É QUASE O CONTROLE DE TOQUE PERFEITO QUE EU QUERO PARA MINHA TV

16/03/2015

ZRRO Hoverpad (1)


Há algumas semanas, eu encontrei uma ideia maluca no Kickstarter: o ZRRO Hoverpad, um gamepad que basicamente permite que você toque seu televisor sem sair do sofá. Ele promete acompanhar os seus dedos e exibir a localização deles na TV antes mesmo de você tocar nele. Eu fiz o teste: ele é promissor, mas precisa de ajustes.

O ZRRO Hoverpad cumpre o que promete: sua superfície multitoque acompanhava exatamente onde meus dedos estavam em todos os momentos, replicando o movimento, localização e distância deles na minha TV. Pequenos círculos azuis pairavam sobre a interface do Android na minha sala de estar, crescendo e encolhendo à medida que meus dedos se afastavam ou se aproximavam do touchpad.

A parte lógica e humana do meu cérebro me disse que essa era a solução perfeita para tocar uma tela a três metros de distância. A parte estúpida do meu cérebro – que controla meus dedos – parece discordar.
 
ZRRO Hoverpad
 

Foi definitivamente possível navegar pelo Android a partir do meu sofá, mas é difícil ser preciso. Deslizar para os lados e abrir apps com ícones grandes foi simples; no entanto, era fácil errar o alvo nos botões virtuais do Android e em elementos menores da interface. Apesar dos indicadores na tela, eu simplesmente não tinha a percepção de profundidade necessária para ser mais preciso com os meus gestos de toque.

Havia problemas físicos, também. O protótipo do touchpad é um pouco grande, com uma borda grossa em torno da superfície real de toque. Segurá-lo e tocar elementos na tela nas margens esquerda e direita da minha TV era confortável, mas eu tinha que esticar muito os meus polegares para tocar em qualquer coisa no centro.

O contato com qualquer coisa perto da borda da tela também era um problema. O touchpad é mapeado 1:1 à tela, isto é, você tem que tocar no mesmo lugar dele para obter uma resposta na tela – e é fácil errar o alvo nas fronteiras externas do touchpad.

É importante deixar isso bem claro: quando ele funcionou, ele funcionou bem. Cada app que eu abri funcionou exatamente como em meu smartphone ou tablet: toquei nos mesmos elementos, naveguei pelos mesmos menus, e usei os mesmos controles de tela – e até acelerômetro – em jogos. Eu não tinha que me preocupar se o app tinha suporte a gamepad, nem sofrer para inserir texto sem um teclado sem fio. Mas às vezes, algo dava errado.
 
ZRRO Hoverpad (2)
 

O maior problema do ZRRO Hoverpad não é a tecnologia de toque, e sim a outra tecnologia que a ZRRO quer vender. A empresa vai incluir o touchpad com a sua própria caixinha dedicada com Android TV, e o protótipo dela é terrível. Os jogos que eu testei engasgavam ou tinham lag, e o processador – um chip quad-core de 2 GHz, cuja fabricante não é revelada – causava atrasos ao enviar seus comandos para o app. Isso arruinou a experiência.

O controle de toque era melhor do que você pode achar embutido no controle do NVIDIA Shield, mas o restante foi pior. E como lembra a ZRRO, por enquanto o touchpad “funciona apenas com a ZRRO Box, projetada para proporcionar a melhor experiência de jogos. No futuro, poderemos estabelecer parcerias com outras marcas de consoles”.

O protótipo de gamepad da ZRRO é quase exatamente o que eu esperava: um dispositivo de controle cheio de potencial, mas que sofre no mundo real. Ele faz tudo o que promete, mas nem sempre faz bem. Eu ainda gosto dele, conceitualmente, mas não o bastante para apostar meu dinheiro que esta startup possa criar um console Android decente – isso não é tarefa fácil! Espero que alguém possa fazer jus à tecnologia do touchpad.
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar