Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ESTE PEQUENO COMPUTADOR DA BBC SERÁ USADO PARA ENSINAR PROGRAMAÇÃO A CRIANÇAS

16/03/2015

BBC Micro Bit
 
 

No início dos anos 80, a BBC – emissora patrocinada pelo estado britânico – decidiu que os computadores seriam muito importantes, e criou o computador BBC Micro para promover conhecimentos de informática. Agora, eles estão fazendo isso de novo: este ano, um milhão de crianças do Reino Unido em idade escolar receberão um Micro Bit de graça.

Desta vez, não se trata de um PC com teclado no estilo Commodore 64. De acordo com a Wired, o Micro Bit é mais semelhante a um Raspberry Pi: é um pequeno computador com metade da largura de um cartão de crédito, que vai abrigar um processador ARM Cortex-M0 de baixo consumo de energia, Bluetooth, sensores inerciais, e a capacidade de exibir mensagens simples com 25 luzes LED incorporadas.

Ele funciona com uma bateria de relógio; tem uma porta micro-USB para ser programado a partir de um PC normal; e possui até um alfinete de segurança na parte traseira – a BBC diz que este é um “dispositivo vestível”.
 
 

A ideia é que, se um milhão de jovens com 11 ou 12 anos de idade receberem este dispositivo, e alguns deles se inspirarem a escrever código, isso poderia ajudar a compensar uma futura escassez de competências digitais no Reino Unido.

A BBC planeja atuar em várias frentes: além de distribuir esses computadores, a emissora pretende destacar habilidades de programação em séries populares como Doctor Who, e fazer uma série dramática sobre o desenvolvimento do jogo Grand Theft Auto, mais conhecido como GTA. É sério! Tudo isso faz parte da nova iniciativa Make It Digital.




Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar