Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

APP SE INSPIRA NO WAZE PARA PREVISÃO DO TEMPO COLABORATIVA

12/03/2015

 
 
 

Em uma cidade como São Paulo, uma previsão do templo para toda a cidade dificilmente faz sentido; pode estar chovendo em bicas em um canto, e um céu límpido em outro. Um aplicativo quer solucionar esse problema se apoiando nos usuários e sensores dos celulares para criar uma previsão do tempo mais localizada e precisa.

O aplicativo se chama Sunshine e ele tenta fazer pela previsão do tempo o que o Waze faz pelo trânsito. A proposta do app é usar barômetros que já estão presentes nos últimos smartphones com Android para analisar variações da pressão atmosférica e medir as mudanças no tempo.

Além disso, por se tratar de uma plataforma colaborativa, usuários também podem relatar condições como neblina ou granizo, por exemplo. Nos Estados Unidos, também serão coletadas informações oficiais da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) para ter os dados mais precisos.

O aplicativo, como explica o MIT Technology Review, ainda está em fase de desenvolvimento, com cerca de 250 pessoas testando na região da baía de San Francisco, nos Estados Unidos. A expectativa de lançamento é para o final do mês, de forma gratuita para iPhones, mas com alguns recursos pagos.
 

A ideia dos desenvolvedores é realmente apoiar locais como San Francisco, que tem um tempo diferente a cada quarteirão. Como dito anteriormente, uma cidade como São Paulo também se beneficiaria de algo similar.

No entanto, há algumas ressalvas a serem observadas. Cliff Mass, um dos professores de ciências atmosféricas da Universidade de Washington alerta de que os dados oferecidos por vários barômetros espalhados pela cidade podem oferecer estatísticas detalhadas do tempo, mas fazer previsões é um processo mais complexo, no qual as informações devem ser usadas dentro de um modelo meteorológico. E a equipe do Sunshine não inclui nenhum meteorologista, mas já procura a ajuda de especialistas para isso.

 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar