Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOVO PROCESSADOR DA SAMSUNG CONSOME ATÉ 35% MENOS ENERGIA USANDO TRANSISTORES 3D

18/02/2015 01:00:00

Samsung Exynos 7 Octa
 
 
 

Em smartphones e tablets, o processador é um dos componentes que mais consome bateria – então quanto menos energia ele usar, melhor. Por isso, a Samsung anunciou o primeiro chip móvel com processo de fabricação de 14nm.

O novo chip Exynos 7 Octa é pensado para dispositivos high-end e possui oito núcleos: quatro deles são dedicados a tarefas pesadas (arquitetura Cortex A57), enquanto os outros quatro lidam com tarefas menos intensas e economizam energia (Cortex A53). Ele tem suporte a 64 bits.

Este é um bom candidato a aparecer no Galaxy S6, que deve ser anunciado em 1º de março. Circularam rumores de que o novo Snapdragon 810, da Qualcomm, teve problemas de superaquecimento e não será usado no S6.

A Samsung diz que, graças ao processo de 14nm, seu processador é até 20% mais rápido e consome até 35% menos energia que versões anteriores.

Transistores comuns e 3D
Transistores comuns à esquerda; e transistores 3D à direita (Intel/CNET)

O que significam esses 14nm? Essa é metade da distância entre as linhas paralelas de metal que transportam os elétrons ao longo do chip. Quanto menor essa distância, mais transistores cabem na mesma área.

No entanto, quanto mais próximos estão os transistores, maior a chance de interferência entre eles. Para chegar a 14nm, é preciso seguir um caminho diferente.

A Samsung usa a tecnologia FinFET: trata-se de barbatanas de silício para aumentar a área disponível na superfície do chip. Isso é necessário para reduzir perdas de energia à medida que os chips ficam menores, e à medida que os transistores ficam mais próximos.

O processo de 14nm estreou em processadores Core M para laptops sem ventoinha; a Intel o chama de “transistores 3D tri-gate”. A Samsung diz que expandirá o processo de 14nm para outros processadores ao longo do ano.
 
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar