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FALTA MATURIDADE E APENAS 10% DAS EMPRESAS BRASILEIRAS ADOTAM O BIG DATA

10/02/2015

O mercado brasileiro de big data analytics ainda não está maduro e, por conta disso, são poucas as empresas que investiram nessas soluções e já mensuram os resultados. Apesar deste cenário inicial, a repercussão sobre o big data chamou a atenção das empresas do país.

Até o dinal de 2015, mais de 34% das empresas brasileiras terão iniciado investimentos em big data analytics, projeta estudo da Frost&Sullivan, realizado com 313 corporações brasileiras com  o intuito de entender a atual adoção e interesse nas tecnologias mais discutidas atualmente como segurança, cloud computing, mobilidade, big data analytics, serviços de telecom e soluções de comunicação unificadas.

“Apenas 10% das empresas entrevistadas usam big data analytics, indicando que estas soluções têm uma prioridade menor na agenda do CIO quando comparada com cloud computing e outras tecnologias”, disse Guilherme Campos, analista senior de TI da Frost & Sullivan. “A falta de consenso do que realmente é big data junto com a falta de profissionais especializados no mercado são atualmente os principais desafios deste mercado, o que explica o fato de 35% dos entrevistados não terem nenhum plano de começar a investir nestas soluções nos próximos dois anos”, acrescenta.

O uso de diferentes taxonomias pelos provedores de big data complementa essa falta de entendimento entre os clientes. Para contrapor este desafio, as empresas estão contratando serviços de consultoria para que os provedores auxiliem na construção de um roadmap, mostrando os passos a seguir para começar a colher os benefícios da análise de dados.

Levantamento da consultoria, no entanto, diz que o cenário do mercado melhorará durante os próximos anos. Já em 2015, 29% das empresas pretendem fazer investimentos em big data, sendo que a maior parte (24%) investirá em big data analytics pela primeira vez.

“Em um país onde grande parte das empresas toma decisões somente com base na opinião de seus empregados mais experientes, a análise de dados pode fazer um mundo de diferença”, opina Campos. “Com big data analytics as empresas no Brasil podem obter dados de diferentes fontes para melhorar a tomada de decisões, reter clientes e descobrir novas oportunidades que não seriam tão visíveis sem uma ferramente analítica”.

A pesquisa apura ainda que com um time-to-market a cada ano mais agressivo, é vital para as empresas tomarem decisões mais rápidas através de análises em tempo-real. Os especialistas da Frost &Sullivan sugerem que , com todas as vantagens de big data analytics vindo à tona, as empresas começam a perceber estas soluções como um gerador de vantagem competitiva.
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
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