Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SIRI SUPERA CORTANA E GOOGLE NOW EM TESTE MULTILINGUÍSTICO

10/02/2015

 
 

Todos os sistemas operacionais móveis hoje apresentam um assistente pessoal próprio, mas qual deles é mais eficiente? Um teste realizado pelo VentureBeat abrangendo múltiplos idiomas indica que a Siri, do iOS, mantém uma média melhor de resultados entre as linguagens testadas, que estão disponíveis nas três plataformas.

O teste envolveu 18 perguntas feitas em cinco idiomas: inglês, italiano, francês, alemão e mandarim. Cada resposta poderia ganhar 1 ponto, meio ponto ou 0 dependendo da qualidade. Uma resposta perfeita ganha a pontuação máxima; a compreensão correta da frase, mas o retorno de uma lista de links gera apenas meio ponto, enquanto a incapacidade de ajudar não acrescentava nada ao placar. A contagem máxima, portanto, seria de 18.

IMPORTANTE: Siri e Cortana ainda não estão disponíveis em português. Se o idioma fizesse parte da brincadeira, o Google Now poderia ter tido um resultado melhor, já que é a única ferramenta até o momento que entende o idioma no Brasil e oferece respostas aceitáveis. A restrição ao número de linguagens provavelmente se dá ao fato de que a Cortana ainda está em desenvolvimento e suporta poucos idiomas.

No inglês, os resultados, bastante parelhos, foram de 14,5 para o Siri, 11,5 para o Google Now e 12,5 para a Cortana. Já no italiano, a distância da Apple para os concorrentes foi mais significativa: 14,5 contra 8,5 do Google e 6 da Cortana, que ainda está em fase beta do desenvolvimento.

Em seguida, vieram francês e alemão, que apresentaram poucas mudanças em relação ao italiano. Em ambos os casos, a nota da Siri caiu um pouco, enquanto a do Google Now e a da Cortana subiram, mas não muito.

Finalmente veio o mandarim, que apresentou o pior resultado do Google Now, com apenas 1,5. A Siri teve um resultado de respeito, com 13,5, enquanto a Cortana se saiu mal, com 5, mas nem de longe tão mal quanto o Google.

Se você tiver conhecimentos em inglês, os resultados estão descritos no gráfico abaixo.

Reprodução
 
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar