Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

TELEFÔNICA PROMOVE HACKATHON PARA INTERNET DAS COISAS

04/02/2015

 

A Internet das Coisas (IoT) será o tema central da maratona de programação (hackathon) promovida pela Telefônica Vivo durante a oitava edição da Campus Party Brasil, que ocorre entre os dias 3 e 8 de fevereiro, no São Paulo Expo.

“Sempre levamos tecnologia para os campuseiros desenvolver”, destacou Pablo Ernesto Larrieux, diretor de inovação da Telefônica, durante coletiva de imprensa. A área de IoT é uma das grandes apostas da operadora, já que apresenta potencial de crescimento no mundo das comunicações.

A telco oferecerá aos grupos participantes do concurso um kit wearable (vestível), dentro de uma pulseira ou um pêndulo, com sensores e bateria recarregável, que poderá ser conectado ao celular via Bluetooth, facilitando a mobilidade do usuário. Desta forma, os desenvolvedores conseguirão enviar arquivos para a nuvem da companhia por meio da conexão celular, além de utilizar o wearable em conjunto com aplicações do smartphone.

Além deste, a Telefônica terá outro kit à disposição dos desenvolvedores composto por um microcontrolador, com sensores diversos embutidos para captura de dados externos, um microprocessador RaspberryPi e conectividade 4G da Vivo, além da solução de armazenamento de dados na nuvem. O kit propicia a utilização de protocolos de conexão ligados à Internet das Coisas. 

“Colocamos tecnologia de ponta na mão do desenvolvedor. Com isto, acreditamos que estamos semeando no melhor terreno que poderia existir, que é o campuseiro. Eles terão a oportunidade de desenvolver em cima da plataforma que é a mais moderna em Internet das Coisas”, destacou o diretor de inovação.

Neste ano, a Wayra dará suporte à maratona de e-commerce, conforme explicou Carlos Pessoa, diretor da aceleradora de startups no Brasil. De acordo com ele, a Telefônica investe cerca de R$ 140 mil na iniciativa. No ano passado, a Wayra conseguiu viabilizar cerca de R$ 17 milhões para os negócios apoiados por ela.
 
 
 
 
Fonte: Convergencia digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar