Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE EARTH PRO ESTÁ DISPONÍVEL DE GRAÇA; VEJA O QUE VOCÊ PODE FAZER COM ELE

02/02/2015

Google Earth Pro
 

Você já conhece o Google Earth, que permite visualizar imagens de satélite, mapas, construções em 3D, e até mesmo galáxias e o fundo do mar. Há uma versão premium, com recursos adicionais, chamada Google Earth Pro. Antes, ela custava US$ 399 por ano; agora, você pode baixá-la de graça.

Para isso, vá até esta página de download e rode o instalador para Windows ou Mac. Enquanto ele baixa os arquivos, vá até esta página e preencha o formulário para obter uma chave gratuita do Earth Pro. Ela será enviada via e-mail.

Devido à demanda, talvez você encontre uma mensagem de erro ao se cadastrar. Basta voltar à página anterior, clicar em “Sign me up!” novamente, e o cadastro será feito.

E o que você encontrará no Google Earth Pro? Ele usa as mesmas imagens que a versão gratuita do Google Earth, mas tem alguns recursos avançados:

  • medir a área de um polígono ou a altura de um edifício;
  • criar vídeos;
  • importar imagens com resolução mais alta que o próprio mapa;
  • fazer geolocalização automática de imagens que você inserir no mapa;
  • imprimir imagens em alta resolução (até 4800 x 3200 pixels);
  • exibir dados demográficos, de loteamentos e trânsito nos EUA.

Alguns desses recursos são projetados para usuários empresariais, mas você pode se divertir com alguns deles em casa. Por exemplo, vá em Ferramentas > Régua e meça áreas e perímetros desenhando linhas no mapa:

Google Earth - regua

Você pode inserir novos edifícios no mapa, para ter uma ideia de como ele vai se encaixar na cidade. Vá em Ferramentas > Régua e clique em Polígono. Desenhe-o no mapa, clique em Salvar e, na aba “Altitude”, selecione a opção “Relativo ao solo” e insira a altura do prédio. Na imagem acima, vemos como ficaria um prédio de 100 m na orla da praia de Copacabana, no Rio.

Google Earth - predio 3D

Também é possível gravar passeios pelo mapa. Vá em Ferramentas > Movie Maker, escolha a qualidade do vídeo, onde salvá-lo, e comece a navegar:

Google Earth - gravar video

Se você quiser, pode adicionar marcadores aos locais. Eles serão listados na área “Meus lugares” na barra lateral. Depois, você pode fazer um passeio entre esses pontos clicando no botão “Gravar um passeio” (na barra superior). No Earth Pro, dá para transformar isso em vídeo indo em Ferramentas > Movie Maker e clicando em “Um passeio salvo”.

Google Earth - pilotar aviao

E você pode pilotar um avião no Google Earth Pro, assim como na versão gratuita. Vá em Ferramentas > Entrar no simulador de voo…, selecione o aeroporto e comece a pilotar.

Google Earth - pilotando aviao

Use Page Up para acelerar, e use as setas direcionais para guiar o avião. Você também precisa controlar o leme e o compensador de elevação; a lista completa de comandos está disponível neste link. (Para entender melhor a interface do avião, clique aqui.)

O Google diz que, “ao longo dos últimos 10 anos, empresas, cientistas e amadores de todo o mundo vêm usando o Google Earth Pro para tudo, seja para planejar escaladas ou colocar painéis solares nos telhados”. A Forbes tem um exemplo de uso profissional do Google Earth Pro:

A Rockware, uma empresa de software geológico… é conhecida por tomar medidas de campo no Front Range das Montanhas Rochosas para determinar os mistérios debaixo da superfície que estão causando as inclinações de formações rochosas.

Com um dispositivo GPS e ferramentas especializadas, a Rockware representa os dados em um mapa para ganhar a compreensão 3D intuitiva das rochas e então importar esses dados para o Google Earth Pro. Usando esses dados, o Google Earth Pro produz imagens 3D interativas, que a Rockware compartilha com seus clientes.

Agora, depois de dez anos, isso está disponível de graça para todos. Você já baixou?
 
 
 
Fonte: Gizmodo 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar