Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOVO PROCESSO PROMETE BARATEAR GRAFENO EM 1.000 VEZES

27/01/2015

O grafeno, o material que permitirá a evolução de tantas tecnologias no futuro, ainda é muito caro para ser economicamente viável para ser aplicado em soluções reais. No entanto, um cientista diz ter descoberto como reduzir em mil vezes o custo de produção do material. 

O pesquisador chinês Shou-En Zhu, da universidade holandesa de Delft, conseguiu criar cristais milimétricos de grafeno utilizando um processo de aquecimento a 1000°C com uma mistura de hidrogênio, metano e argônio sobre uma lâmina de cobre, que age como catalizador. O resultado é carbono puro que se alinha com outros átomos de carbonos para criar o grafeno. 

Outros processos precisariam de dez horas para criar o grafeno, mas o método proposto pelo pesquisador poderia reduzir o tempo em uma hora. 

Segundo Zhu, hoje um pedaço de grafeno custa aproximadamente R$ 3 mil, mas o método proposto por ele poderia reduzir os custos para algo em torno de apenas R$ 3 em alguns anos. 

Mas afinal, por que o grafeno é tão importante? O Olhar Digital já fez uma matéria em vídeo explicando várias possibilidades de aplicação do material. Confira abaixo:
 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar