Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MICROSOFT APRESENTA WINDOWS 10 E NAVEGADOR QUE SUBSTITUI INTERNET EXPLORER

22/01/2015

Joe Belfiore, da Microsoft, apresenta novidades do Windows 10 em evento nos EUA
 
 

Joe Belfiore, da Microsoft, apresenta novidades do Windows 10 em evento nos EUA

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (21) novidades sobre o sistema operacional Windows 10, que vai ser o mesmo para computadores, tablets, smartphones e o Xbox. Os destaques da companhia são a assistente pessoal Cortana, que será disponibilizada em PCs, e o Project Spartan, navegador que vai substituir o Internet Explorer.

A companhia ainda não disse a data de lançamento do Windows 10. Por enquanto, a empresa apenas afirmou que vai liberar gratuitamente a plataforma para usuários do Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1 um ano após o lançamento do sistema. 

Com isso, a empresa quer incentivar a migração rápida para a nova plataforma.  Segundo o site norte-americano "Cnet", atualmente, a maioria dos computadores com sistema da Microsoft roda o Windows 7. Porém, há ainda máquinas com Windows XP e cerca de 10% de usuários com o Windows 8.1.

Assistente Cortana

Uma das novidades da empresa é que o Windows 10 virá com a Cortana, uma assistente pessoal que atende a comandos de voz. O recurso já estava disponível em alguns aparelhos com Windows Phone e em algumas línguas.

Reprodução
Assistente Cortana vai funcionar em PCs com Windows 10

"Não queríamos colocar a experiência do telefone no PC, mas usar funções específicas para computadores", disse Joe Belfiore, da Microsoft. Ela poderá atender a pedidos como "me mostre as fotos tiradas em dezembro", "precisarei usar blusa amanhã?" ou "Cortana, toque minhas músicas".

A demonstração foi toda feita em inglês e estará disponível para usuários de teste do Windows 10 nos próximos meses.

Microsoft substitui Internet Explorer por Project Spartan

O sistema terá um navegador que vai substituir o Internet Explorer chamado temporariamente de Project Spartan. A companhia diz que ele tem um novo motor de renderização, um novo visual e que funcionará em todos os dispositivos Windows 10.

No computador, o navegador permite interagir com páginas da internet. O usuário poderá, por exemplo, escrever notas em um site com uma caneta ou usando uma espécie de caixa de texto (para usuários de computadores sem tela sensível ao toque).

Reprodução/Cnet
Substituto do IE, Project Spartan permitirá fazer anotações em páginas web

O Project Spartan terá o "reader mode", que eliminará itens desnecessários de uma página para facilitar a leitura. Com essa mesma funcionalidade vai ser possível salvar textos para ler textos sem conexão à internet.

A Cortana estará integrada ao navegador. Dessa forma, ao ter dúvida sobre o ingrediente em uma receita, por exemplo, o usuário clica sobre o termo e a assistente exibirá detalhes sobre ele em uma janela lateral.

Windows 10 no smartphone

A tela inicial vai ser parecida com a versão anterior do Windows Phone. Por ser integrado ao computador, a área de notificações será sincronizada com o computador.

Na nova plataforma, a empresa quer que o Skype seja a ferramenta oficial de comunicação. Com ela, os usuários poderão enviar mensagens, fazer ligações pela internet ou chamadas de vídeo.

Reprodução
Versão móvel do Windows 10 terá mesma tela inicial de versões anteriores

O Office móvel no novo Windows vai ser uma versão bem parecida com a do PC. A ideia é fazer com que a suíte de escritório tenha o mesmo aspecto e funcionalidades já disponibilizadas em aparelhos de tela grande.

O novo aplicativo de fotos sincroniza as imagens com o serviço OneDrive, que faz uma cópia na internet das fotos feitas por usuários. O sistema, segundo a Microsoft, ajudará a reduzir fotos duplicadas ao fazer uma análise de arquivos. Outro recurso dele é criar álbuns automáticos, baseado na localização e a data em que os arquivos de imagem foram captados.

Desafios do Windows 10

A primeira aparição do Windows 10 foi em setembro de 2014. Na ocasião, a companhia disse que a plataforma se adaptaria conforme o hardware e a volta do menu Iniciar, tal como era no Windows 7. No entanto, ele vai ter mais algumas opções, como um widget de previsão do tempo.

Ao descrever as novidades da nova versão, Terry Myerson, vice-presidente da divisão Windows, disse que a nova plataforma é "muito mais intuitiva", além de poder ser customizado de acordo com as necessidades do usuário. "Você deve ser capaz de imprimir com um movimento ou usar o Skype com um gesto intuitivo", exemplificou.

A empresa disse que procurou priorizar três aspectos no novo sistema: experiência móvel (usuário deve ter uma boa experiência independente do aparelho que usa), confiança (o usuário está no controle e deve ter total privacidade) e interação natural (com formas intuitivas de lidar com o sistema).
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar