Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

VAZAM 1,8 MIL NOMES DE USUÁRIO E SENHAS DE CONTAS DE MINECRAFT

21/01/2015

Se você joga ou conhece alguém que joga Minecraft, vale a pena ficar esperto: cerca de 1,8 mil nome de usuário e senhas foram divulgados na internet. Segundo a imprensa alemã, várias das credenciais são autênticas e realmente permitem o acesso às contas das pessoas.

Além do incômodo de permitir que pessoas aleatórias usem sua conta para fins escusos, a divulgação de uma lista de endereços de e-mail diretamente ligados a uma senha é uma ameaça grave à segurança digital. Isso porque muitas pessoas repetem suas senhas em vários serviços, abrindo brecha para outros ataques mais graves.

Para a Mojang, agora parte da Microsoft, o vazamento das senhas também é um problema financeiro, porque permite que qualquer um baixe gratuitamente uma cópia do jogo em nome de outro usuário, que normalmente custaria 20 euros.

Ainda não se sabe como o vazamento destas informações acabou acontecendo. Invasões são possíveis, mas a probabilidade maior é que estas pessoas tenham sido vítimas de ataques com keyloggers, programas maliciosos que monitoram o que a pessoa digita no computador, ou phishing, modalidade de golpe em que o usuário é enganado com o objetivo de obter sua senha.

A Mojang não se manifestou sobre a possível causa da divulgação de senhas. Por ser um baixo número de credenciais, (apenas 1,8 mil entre milhões de usuários), imagina-se que estas pessoas realmente tenham sido vítimas de golpes, e não seja uma brecha de segurança. No entanto, também é possível que os cibercriminosos também tenham uma lista muito maior de senhas que ainda não foram divulgadas.

Essa, então, é uma boa hora para trocar sua senha se você joga Minecraft. E, se você utiliza a mesma senha em outros serviços, é uma boa ideia trocá-las também.
 
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar