Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

2015 TERÁ UM SEGUNDO EXTRA E SITES PODEM APRESENTAR PROBLEMAS NO FINAL DE JUNHO

09/01/2015

À meia-noite do dia 30 de Junho, os relógios atômicos de todo mundo irão pular de 23:59:59 para o surreal 23:59:60, antes do mês terminar e começar o 00:00:00 de primeiro de Julho. Esse segundo extra que 2015 irá ganhar poderá provocar consequências inesperadas em diversos sites.

Da última vez em que os cientistas adicionaram um segundo ao ano, em 2012, sites como Mozilla, Foursquare, Reddit, LinkedIn e StumbledUpon quebraram. A confusão acontece porque muitos sistemas e servidores dependem da hora exata fornecida pelo Network Time Protocol (NTP). O segundo extra produz instabilidade em alguns casos. Páginas chegaram a ficar fora do ar por diversas horas e servidores precisaram ser reiniciados.

O segundo extra é adicionado por astrônomos e geólogos do International Earth Rotation Service, que analisam a velocidade de rotação da Terra e precisam ajustar os sempre precisos relógios atômicos para compensar qualquer alteração na velocidade de rotação do planeta. Estes eventos são mais comuns do que se imagina: desde o primeiro segundo adicional de 1972 até hoje já aconteceram 25 ajustes.

Em 2012, Linus Torvalds, criador do Linux, um dos sistemas mais afetados pelo chamado “bug do segundo”, explicou: “Quase toda vez que nós temos um segundo extra, nós encontramos algo. É realmente irritante, porque é um clássico caso do código que basicamente nunca é executado e consequentemente não é testado por usuários em condições normais”.

Uma alternativa para contornar o problema foi adotada pelos engenheiros do Google na última vez: adicionar milissegundos ao seus relógios ao longo do dia para compensar progressivamente o segundo extra. Enquanto diversos sites pararam em 2012, todos os serviços do Google seguiram funcionando como se nada tivesse acontecido.

As quedas desta vez podem ser mais significativas e provocar maiores prejuízos. Ao contrário de 2012, quando o segundo extra foi adicionado durante o final de semana, o dia 30 de Junho cai agora em uma terça-feira e negócios poderão ser perdidos no dia seguinte caso haja instabilidade. Na virada de Junho para Julho deste ano saberemos quem se preparou para o evento e quem não tomou as devidas precauções.
 
 
 
Fonte: Codigo Fonte

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar