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CINCO PECADOS CAPITAIS DAS EMPRESAS NAS REDES SOCIAIS

19/12/2014

Os brasileiros utilizam, cada vez mais, as redes sociais para estreitar contatos profissionais e divulgar marcas. O valor dessa mídia vem aumentando entre empresas de pequeno e médio portes. Mas, segundo especialistas de marketing, para usufruir das vantagens da ferramenta, é preciso tomar alguns cuidados. A dica desses especialistas é evitar erros que ocorrem com muita facilidade para quem não tem intimidade com a ferramenta.

Segundo Alessandro Lima, CEO da E.life, uma interação de qualidade e efetiva pode gerar uma reputação positiva para a marca. Além de um resultado mais eficaz até do que uma campanha publicitária, dependendo do tamanho da repercussão. “Já o contrário, ou seja, uma interação inexistente ou inadequada com o consumidor, pode causar ruídos desnecessários sobre a marca e até grandes estragos na imagem”, comenta Lima.

O especialista em marketing digital listou os cinco maiores erros de empresas e marcas em 2014. 

1. Criar diversas páginas para a mesma marca: ele explica que este erro acontece bastante com franquias. Lima diz que, como muitos franqueados cuidam do seu próprio marketing, muitas vezes o franqueador não consegue alinhar uma presença única para a marca em redes sociais. O resultado é a multiplicação de perfis de uma mesma marca em redes como o Twitter e Facebook, gerando confusão para o cliente.

2.Confundir página e perfil no Facebook: Lima comenta que muitas marcas, ao tentarem criar uma página, acabam criando um perfil. O erro gera uma situação engraçada no Facebook, porque transforma consumidor e marca em “amigos”.

3.Não monitorar os grupos do Facebook: ele diz que os grupos do Facebook se tornam cada vez mais populares. Com os murais públicos cada vez mais fechados (reflexo da mudança das políticas de privacidade do Facebook em 2014), Lima explica que monitorar os grupos amplia a visão earned da marca.

4.Achar que o Twitter perdeu relevância: Lima ressalta que o Instagram divulgou um número maior de usuários do que o Twitter no mundo. Em função disso, em 2014, muitas empresas deixaram de apostar em ações no Twitter por acharem que a rede perdeu relevância. “Erraram feio. A rede nunca gerou tanto buzz como em 2014, quando a Copa do Mundo e outros eventos que aproveitaram o real-time do Twitter, engajaram milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Em 2015 novas parcerias com canais de TV e conteúdo prometem impulsionar ainda mais o alcance do Twitter”, afirma Lima.

5. Deixar de considerar em ações de marketing novas redes: o especialista lembra que um levantamento feito pela E.life em 2014 mostrou que o Snapchat, junto ao Instagram, foi uma das redes sociais que mais cresceu em utilização no Brasil em 2013.Com cem milhões de usuários no mundo e valoração de US$ 10 bilhões, o Snapchat já foi utilizado no Brasil pela TIM e Forever21, e fora do Brasil por TacoBell e HBO. Em tempo gasto, o app do Snapchat foi mais utilizado do que o Twitter pelos jovens americanos de 18-24 anos, segundo a ComScore”, alerta.
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
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