Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

VOCÊ PODE DESCOBRIR PLANETAS COM UMA CÂMERA DSLR

17/12/2014

Câmera exploradora de planetas
 
 

Não seria legal descobrir um planeta circundando uma estrela solitária a anos-luz da Terra? Talvez você possa até dar seu nome a ele. Embora explorar o espaço profundo seja difícil, detectar exoplanetas — ao menos segundo David Schneider, da IEEE Spectrum —  é bem simples. Simples o bastante para ser possível com uma câmera DSLR básica e uma teleobjetiva.

A maneira de detectar exoplanetas é observar por tremulações na luz de uma estrela muito distante. A tremulação é o resultado do planeta passando entre a estrela e a Terra, bloqueando temporariamente parte da luz. Um sensor de DSLR é capaz de detectar essa variação se você conseguir tirar fotos claras de uma estrela. Para fazer esse “detector de planetas”, Schneider simplesmente coloca uma teleobjetiva de 300 mm da Nikon em uma Canon EOS Rebel XS – com a ajuda de um adaptador.

Ele também construiu um negócio que batizou de “rastreador de portas de celeiro”, um dispositivo que cancela o movimento de rotação da Terra de modo que seja possível tirar fotos claras das estrelas. É, basicamente, uma base de compensado de madeira com um suporte inclinado para a câmera. Esta é a parte complicada, já que você precisa de objetos como peças de uma impressora, um processador Arduino e outras coisas que o vídeo abaixo mostra:

Os detalhes técnicos fica mais complexos daqui em diante, mas se você se interessou, o próprio Schneider mostra o caminho das pedras neste post da IEEE Spectrum. De repente é uma boa para quando o tédio bater durante as férias de fim de ano – apenas suma na garagem de casa e mãos à obra! Só tome cuidado quando tiver que explicar a sua tia no que você tanto trabalha na garagem. Dizer que está tentando descobrir planetas pode deixá-la preocupada com a sua sanidade.
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar