Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SNAPDRAGON 810: SEU PRÓXIMO SMARTPHONE NÃO SERÁ APENAS MAIS RÁPIDO

12/12/2014

Tablet com Snapdragon 810
 

Um novo ano significa um novo processador topo de linha para smartphones, e a Qualcomm detalhou alguns dos recursos mais bacanas do Snapdragon 810, previsto para dar as caras nos melhores Androids e Windows Phones a partir do ano que vem. Ele é mais rápido e gera gráficos mais bonitos, claro, mas também tem outros truques na manga. Veja o que esperar.

4K para todos os lados

O Snapdragon 810 cai de cabeça no 4K. Ele suportará nativamente o streaming de vídeos em 4K que você fez no smartphone ou tablet para uma TV 4K (que você provavelmente ainda não tem), bem como telas ridiculamente cristalinas com essa resolução. Smartphones com telas 4K podem soar meio exagerado e é bem provável que sejam mesmo, mas a Qualcomm demonstrou algumas com textos minúsculos (fonte em 2 pt!) legíveis. Eu vi isso pessoalmente e é mais impressionante do que você imagina.

Telas 4K

Isso, mais a tendência de realidade virtual com o Gear VR da Samsung e o Google Cardoboard continuar, talvez justifiquem tantos pixels em uma tela tão apertada. Você adorará essas resolução extremas  quando colocar o smartphone bem na frente dos seus olhos.

Aumentando a segurança

“Botões da morte” (killswitches) para smartphones estão se propagando lentamente, quase sempre como opt-in em atualizações de software – é uma tentativa de fazer dos smartphones um alvo menos tentador aos bandidos. O problema com soluções via software é que ladrões mais espertos conseguem contorna-las e deixarem o sistema rodando como se fosse novo para revender o aparelho. Para combater isso, o Snapdragon 810 tem uma solução completamente via hardware chamada SafeSwitch. Ela garante que uma vez que você bloqueie o smartphone remotamente, como faz com soluções por software, não há nada que um terceiro possa fazer para fazê-lo funcionar normalmente. Truques por software não surtem efeito.

SafeSwitch

O SafeSwitch vem embutido em todos os Snapdragon 810 por padrão, mas isso não significa que ele aparecerá em seu próximo smartphone. As fabricantes terão a opção de desabilitá-lo e considerando que ele exige que o chip seja queimado irreversivelmente, é bem provável que elas ignorem o recurso. Quando o assunto é garantir que smartphones roubados sejam brickados, não dá para ir mais fundo do que isso.

Muita atenção ao som

Versões anteriores do Snapdragon ganharam alguma atenção no áudio. É graças a um núcleo de processamento de áudio dedicado que mais e mais smartphones Android têm a funcionalidade do “Ok Google”. O Snapdragon 810 vai além. Primeiro, o microfone que sempre ouve ganhou uma turbinada. Em vez de responder a uma palavra, ele pode identificar passivamente a música com um app como o Shazam, então você não precisa correr para desbloquear seu smartphone e abrir o app antes que a música acabe; ele já estará ouvindo.

O áudio que você grava nos vídeos também ganhará um reforço. O 810 consegue capturar a gravação de áudio direcional, então dá para mirar especificamente o áudio no que estiver gravando, enquanto bloqueia todo o resto. Ou pode destacar o áudio da sua própria narração, deixando tudo o resto em segundo plano. A Qualcomm fez uma pequena demonstração onde uma interface na tela permitia a você escolher o que queria ouvir e é seguro assumir que esse recurso estará presente nos apps de câmera do Android.

Áudio direcional

E, claro, desempenho e gráficos

Essas novidades mais elaboradas não significam que as tradicionais melhorias em desempenho foram descartadas. A GPU 64 bits Adreno 430 do Snapdragon 810 oferece 30% a mais em desempenho gráfico consumindo 20% menos energia, o que significa que dispositivos com o 810 exibirão gráficos lindos e suportarão telas de altíssima resolução, sem comprometer a fluidez do sistema, nos futuros novos smartphones.

Os dispositivos com Snapdragon 810 começarão a aparecer no mercado em 2015, então todos os gadgets que você viu nas fotos acima são de referência, meio desengonçados e com designs pouco inspirados. Quando for pra valer, o novo chip estará em corpos mais bonitos. E eu mal posso esperar por isso.
 
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar