Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GIGANTES DE TECNOLOGIA DÃO PRIMEIRO GRANDE PASSO PARA ACABAR COM AS SENHAS DE VEZ

11/12/2014

As senhas de computador precisam de um substituto o quanto antes – até o cara que as inventou acha que elas são um pesadelo. Há anos, diversas empresas vêm oferecendo soluções para acabar com as senhas, mas a falta de uma norma comum dificultava as coisas.

Agora, as novas especificações da FIDO (Fast IDentity Online) prometem “tornar a autenticação mais simples e mais resistente para todos”.

A FIDO Alliance anunciou novos padrões sem senha para autenticação comum e em dois passos. Em outras palavras, toda a indústria de tecnologia agora tem um protocolo para deixar você acessar suas contas de forma segura, mas livre dos ******.

Qualquer aplicativo ou site terá um padrão para, no futuro, utilizar dispositivos (como tokens USB) ou dados biométricos (como impressões digitais) a fim de autenticar usuários.

Já é possível fazer login com pendrives (no caso do Google) ou com a impressão digital (em smartphones da Apple, Samsung e HTC), mas as novas normas devem fazer com que mais fabricantes, sites e empresas adotem isso.

Os membros da FIDO incluem gigantes da tecnologia como Google, Samsung e Lenovo; fabricantes de componentes como Qualcomm e Synaptics; empresas financeiras como Visa, MasterCard e PayPal; entre outros.

Ainda há mais trabalho a se fazer: eles vão implementar suporte a dispositivos Bluetooth e NFC no padrão que criaram, para que você não precise conectar fisicamente todo dispositivo de segurança.

Não está claro como será um mundo sem senhas, mas os novos padrões da FIDO vão nos preparar para ele. Hoje, estamos um passo mais próximos de acabar com o tormento das senhas.
 
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar