Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PRÓXIMA VERSÃO DO BLUETOOTH SE CONECTA DIRETAMENTE À INTERNET

05/12/2014

Bluetooth
 

O Bluetooth está cada vez mais útil, à medida que smartwatches e casas conectadas se tornam mais populares. Com a nova especificação 4.2, eles poderão se conectar à internet sem precisar de um chip Wi-Fi.

Novos dispositivos com Bluetooth 4.2 terão um endereço IPv6 e poderão acessar a internet diretamente. Como nota a PC World, isto deve simplificar a automação residencial: sensores, lâmpadas inteligentes e outros não precisarão de um hub proprietário – conectado ao seu roteador Wi-Fi – para serem controlados sem fios.

Esta é uma resposta a um projeto do Google chamado Thread, um novo padrão para interligar os dispositivos de casas inteligentes. Ele usa 6LoWPAN, uma tecnologia para que dispositivos que consomem pouca energia se conectem à internet. Isso está presente no termostato Nest, fabricado por uma empresa que o Google comprou este ano.

A nova versão do Bluetooth também promete ser mais rápida: a velocidade de transferência de dados aumentou “em até 2,5 vezes”. Nas especificações do Bluetooth 4.2, a versão Low Energy – que será usada em smartwatches, por exemplo – chega a 1 Mb/s. A versão normal, que será encontrada em smartphones e laptops, chega a até 3 Mb/s.

O Bluetooth 4.2 também traz as novidades da versão 4.1, anunciada há um ano. A principal delas é permitir que vários dispositivos reúnam dados para enviá-los de uma só vez ao seu smartphone, por exemplo – em vez de enviarem cada dado separadamente. Como explica o Ars Technica:

Anteriormente, os usuários precisavam emparelhar o monitor de frequência cardíaca, fones de ouvido sem fio e monitor de atividade física diretamente com o smartphone. No Bluetooth 4.1, dispositivos como smartwatches ou monitores de fitness podem ser configurados para emparelharem entre si e, em seguida, transmitirem os dados combinados para o smartphone.

Boa parte das novidades – como o suporte a IPv6 e a velocidade maior – só estará disponível em dispositivos futuros com Bluetooth 4.2, então espere vê-las em produtos lançados ao longo de 2015.
 
 
 
Fonte: Gizmodo
 
 
 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar