Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

A MANEIRA MAIS SIMPLES DE SE COMBATER GOLPES DE CROWDFUNDING

03/12/2014

Nos últimos tempos, a imagem de sites de crowdfunding – como Kickstarter e Indiegogo – vem sendo arranhada por golpes e projetos impossíveis que só resultam em decepção. Mesmo assim, as promessas absurdas continuam, e os usuários continuam a cobri-las em dinheiro.

Mas, felizmente, o Indiegogo pode ter finalmente descoberto como dar às pessoas um mínimo de segurança contra essas apostas: um seguro.

O novo Seguro Opcional, descoberto pelo TechCrunch, está disponível apenas em um único projeto: a pulseira Olive para “domar o stress”. Lá, você tem a opção de comprar o seguro do Indiegogo por US$ 15. Caso o Olive não seja entregue até três meses depois da data prometida, cabe ao site devolver seu dinheiro.

Indiegogo oferece seguro

Claro, isso não acaba totalmente com o risco. Se um projeto for entregue no prazo, mas não cumprir o que promete – como aquele anel “inteligente” que é basicamente inútil – você perde a taxa do seguro. E já que o seguro é opcional, e por enquanto limitado às primeiras 25 pessoas, nem todo mundo que doar será protegido. Mas é um começo! É alguma segurança contra perdas totais.

O Indiegogo não revela detalhes adicionais, dizendo em e-mail ao Gizmodo que a empresa “desenvolve e testa regularmente novos recursos para atender as necessidades dos contribuintes e proprietários de campanha. Este teste piloto está atualmente limitado a uma campanha.”

Responsabilização

No momento, o que mais falta em sites de crowdfunding é responsabilização, ou seja, alguma forma de assumir a culpa: se um projeto duvidoso arrecadar dinheiro com sucesso, mas não entregar o que promete, Kickstarter e Indiegogo não fazem nada – cabe a você brigar com o responsável, seja de forma particular ou nos tribunais.

No longo prazo, isso pode prejudicar a plataforma como um todo – e as ideias inovadoras que podem ser financiadas através dela. Isso é terrível para nós, ótimo para os golpistas, e de interesse mínimo para os sites de crowdfunding. Por isso, o novo seguro (ainda em testes) finalmente poderia ser a resposta para esses problemas.

Este é, sem dúvida, um passo na direção certa – talvez o primeiro para o Indiegogo, especialmente porque eles são bastante liberais ao receber projetos. Na página inicial, eles dizem:

Indiegogo

“Sem processo de inscrição: o Indiegogo não escolhe quem pode ou não fazer crowdfunding, então você pode começar hoje mesmo!” Basicamente, é chegar e sair pedindo dinheiro. E, com o financiamento flexível, você pode ficar com o dinheiro arrecadado mesmo se não atingir a meta.

Quanto mais pessoas sofrerem com dinheiro perdido, menos pessoas estarão dispostas a contribuir com projetos – inclusive os que realmente merecem nossa atenção. Exatamente por isso, é bom ver o Indiegogo finalmente se comprometendo um pouco.

Resta ver se eles vão liberar o seguro para mais usuários e mais projetos. É difícil ter muita esperança, porque talvez isso renda menos dinheiro para eles do que o custo do seguro, mas ver isso em testes já é uma surpresa agradável. O Kickstarter faria bem em seguir o exemplo.
 
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar