Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EUA: PRESSÃO DO UBER FAZ PREÇOS DE LICENÇAS PARA TÁXI DESPENCAR

28/11/2014

Nas grandes cidades por todos os Estados Unidos, os preços das licenças para táxi estão despencando à medida que os táxis enfrentam a concorrência de aplicativos de serviço de transporte em carro particular como Uber e Lyft.

O preço médio de uma licença individual de táxi em Nova York caiu para US$ 872 mil em outubro, uma redução de 17% em comparação ao pico atingido no primeiro semestre de 2013, segundo uma análise de dados de venda. Números anteriores publicados pela Comissão de Táxis e Limusines (TLC, na sigla em inglês) da cidade –mostrando preços inalterados– parecem ser incorretos e a comissão os removeu de seu site após ser questionada pelo "The New York Times".

Em outras grandes cidades, os preços das licenças também estão caindo, frequentemente em conjunto com um declínio acentuado no volume de vendas. Em Chicago, os preços caíram 17%. Em Boston, pelo menos 20%, apesar de ser difícil estabelecer um preço exato de mercado, já que só foram realizadas cinco vendas desde julho. Na Filadélfia, a autoridade de táxi cancelou recentemente um leilão planejado de licenças.

A turbulência no mercado é ofuscada em parte pelo fato de os dados revelados publicamente sobre os preços das licenças de táxi poderem ser enganadores. E isso sugere que o setor de táxis, que passou por poucas mudanças ao longo de muitas décadas, agora está no meio de uma revolução.

"Eu já aceitei a ideia de que vou falir", disse Larry Ionescu, que é dono de 98 licenças de táxi em Chicago. Isso pode ser um exagero; afinal, Ionescu também comparou o prefeito pró-Uber de Chicago, Rahm Emanuel, a Nicolae Ceaucescu, o odiado ex-ditador de seu país de origem, a Romênia. É provável que Ionescu continue sendo um homem muito rico. Em novembro, o preço de uma licença de táxi em Chicago era em média de US$ 298 mil, bem abaixo do preço de US$ 357 mil típico no início do ano, mas ainda bem acima dos US$ 50 mil que custava há uma década.

Mas é fácil perceber por que ele está preocupado a médio prazo. Uma viagem de 11 quilômetros do Loop até a Universidade de Chicago em um táxi licenciado sai por cerca de US$ 26, incluindo gorjeta. A mesma viagem custava US$ 12,29 em abril pelo UberX, a opção de serviço de preço mais baixo do Uber.

A pergunta crucial para os donos de licença como Ionescu é: se o Uber é muito mais barato que um táxi, por que alguém tomaria um táxi e, consequentemente, por que um motorista pagaria pelo aluguel da licença? Ionescu diz que sua receita caiu cerca de 25% e está tendo dificuldade para alugar toda sua frota.
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar