Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FACEBOOK CORRESPONDE A 25% DA INTERNET MÓVEL NA AMÉRICA LATINA

24/11/2014

O Facebook é enorme no Brasil e na América Latina como um todo. Uma pesquisa da Sandvine do segundo semestre de 2014 atesta isso, mostrando como a rede social é o serviço que mais consome banda larga móvel na região, tanto para upload quanto para download. 

Segundo a pesquisa, nos celulares latinoamericanos, a rede social consumiu 26,73% do tráfego de upload, seguido de longe pelo envio de arquivos para o Google Drive, com 10,4%. Enquanto isso, o tráfego de download gerado pelo Facebook é de 25,2%, seguido do YouTube com 18,55%. 

Reprodução 

É fato que comparando os serviços, o YouTube consome muito mais banda do que o Facebook. Na maior parte do mundo, o serviço de vídeos do Google normalmente aparece no topo da lista de download. O segundo lugar provavelmente tem a ver com as baixas velocidades da internet móvel nesta parte do planeta e a baixa cobertura de 4G, que impedem uma experiência de vídeo satisfatória. 

No total, 31,2% do tráfego de download em redes móveis na América Latina é referente a redes sociais. Segundo a consultoria, muito disso se deve a planos de baixo custo que permitem acesso livre a serviços como Facebook ou Twitter. 

Internet fixa
Aqui a Sandvine deixa claro um fator cultural da internet: a pirataria é muito forte. A pesquisa mostra que 23,78% do tráfego de upload é gerado por compartilhamento de arquivos por torrent, o famoso “seed”. No entanto, apenas 7,42% do tráfego de download é relativo aos torrents. 

No segundo caso, o líder absoluto é o YouTube, é o maior consumidor de banda larga fixa, com 31,66% do tráfego de download. Ou seja: quase um terço da internet latino-americana é dedicado a assistir vídeos no serviço do Google.

Reprodução

 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar