Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

“WEAR LEVELING” PROLONGA VIDA ÚTIL DOS SSDS

13/11/2014

 

No mundo high tech, as expressões e as siglas aparecem abundantemente. Cabe ao usuário  interessado nessa temática ficar atento aos termos para saber com qual característica do produto ele está lidando. Esse é o caso do recurso “Wear Leveling”, encontrado nos SSDs.

A tradução do termo inglês significa “nivelamento do desgaste”. Presente em todos os SSDs de uso pessoal ou de servidores, o “Wear Leveling” é responsável por estender a vida útil desse tipo de produto. “Com o nivelamento do desgaste, o tempo de uso dos SSDs é infinitamente maior do que os dispositivos com memória flash, que não fazem esse procedimento adequadamente, assim como eram os primeiros SSDs”, explica o analista de tecnologia da Kingston, Iuri Santos.

O analista destaca que, quando certo número de células começa a apresentar erro de leitura, o SSD chegou ao fim da vida útil. Um HyperX 3K de 120GB, por exemplo, graças ao Wear Leveling, possui um TBW de 290TB, ou seja, é preciso armazenar mais de 290TB de informação para começar a saturá-lo. “Se você gravar todo dia 20GB de informação no SSD (algo que ninguém faz), precisaria de 40 anos e meio para começar a saturá-lo”, exemplifica Iuri.

Aliado às vantagens do “Wear Leveling”, os SDDs oferecem ainda o TRIM, um comando que permite ao sistema determinar quais blocos do SSD não são mais considerados utilizáveis e podem ser limpos. Apesar de escrito em caixa alta, TRIM não é uma sigla, e sim o nome do mecanismo que organiza esta função. “Esses dois recursos auxiliam na manutenção dos SSD. O TRIM do sistema operacional faz com que o SSD permaneça rápido por toda sua vida. E o ´Wear Leveling´ prolonga a vida do SSD”, resume o analista. 

Para saber mais informações, acesse o site oficial da Kingston e acompanhe as novidades com o programa gratuito Kinsgton Tool Box.
 
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar