Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE LIBERA CÓDIGO DO ANDROID 5.0 LOLLIPOP PARA TODOS (INCLUINDO AS FABRICANTES)

04/11/2014

Depois de passar meses em versão preview, o Android 5.0 está pronto. O código aberto do sistema está disponível para qualquer pessoa usar, e para qualquer fabricante colocar em seus dispositivos.

Isso significa que as fabricantes já têm o que precisam para atualizar seu smartphone ou tablet. Isso também quer dizer que, em breve, qualquer pessoa com um dispositivo Nexus ou Google Play Edition poderá desfrutar da mais recente versão do Android.

Por enquanto, a versão final do Lollipop só está disponível para o tablet Nexus 9, lançado esta semana nos EUA. O Google também adicionou repositórios para o Nexus 6 e Nexus Player.

Nas próximas semanas, o Android 5.0 será disponibilizado para o Nexus 4, 5, 7 (2012), 7 (2013), 10 e para dispositivos Google Play Edition.

Já é possível instalar o Lollipop no Nexus 5 e Nexus 7 2013 (Wi-Fi), porém ainda em versão preview. Com isso, o Google permite que desenvolvedores testem seus apps nestes dispositivos. Para instalar o Android 5.0 nesses dispositivos, baixe aqui a imagem do sistema e depois siga as instruções deste link.

E quanto às outras fabricantes? Motorola, Sony, Asus, HTC e OnePlus já se manifestaram – a lista de dispositivos que serão atualizados está disponível neste link.

A equipe do CyanogenMod já havia avisado que só começaria a trabalhar no Lollipop quando o Google liberasse o código-fonte da versão final. Agora que isso aconteceu, eles ainda não se manifestaram – mas é questão de tempo até que o Android 5.0 chegue em ROMs não oficiais para os mais variados dispositivos.

Teste o Lollipop no seu computador

Há duas semanas, o Google disponibilizou o SDK do Lollipop para desenvolvedores testarem apps no sistema. Isso também permite testar o Lollipop no seu computador. Não é um processo tão simples; siga as instruções abaixo:

  • baixe o Java SE Development Kit indo até este link, clicando em “Accept License Agreement” e depois clicando na versão que corresponde ao seu sistema (Windows/OS X/Linux);
  • instale o JDK;
  • baixe o Eclipse ADT Bundle a partir deste link;
  • abra o arquivo e descompacte-o, depois abra a pasta “adt-bundle” e rode o arquivo “SDK Manager”;

Criar máquina virtual para Android 5.0 Lollipop (3)

  • clique em “Install Packages…” no canto inferior direito, para instalar os arquivos que você precisa para testar a versão mais recente do Android;
  • na janela que se abre, clique em “Accept Licenses”, depois em Install e aguarde o download;
  • agora vá em Tools > Manage AVDs e clique em “Create”;

Criar máquina virtual para Android 5.0 Lollipop

  • dê um nome para a máquina virtual e escolha o dispositivo a emular, como o Nexus 5;
  • no campo Target, escolha o Android 5.0; no campo CPU/ABI, escolha um processador (pode ser ARM); e no campo Skin, escolha a primeira opção (“Skin with dynamic hardware controls”);
  • isto é importante: ative a opção “Use Host GPU”, ou o emulador vai ficar terrivelmente lento no seu computador;
  • clique em OK e depois em “Start…”.

Agora é esperar o boot e usar o Lollipop no seu computador, enquanto ele não chega ao smartphone.

As novidades

O Android 5.0 traz um visual renovado com base no Material Design, mais uma tela de bloqueio que exibe suas notificações, e um menu Multitarefa que exibe suas abas do Chrome em janelas separadas. Assim:

Nova visão de multitarefa, com janelas diferentes para diferentes abas do Chrome

Ele também conta com diversas novidades por dentro. Ele é mais seguro, com criptografia por padrão e perfis de usuário separados. E assim como o KitKat, ele é magro o suficiente para rodar em dispositivos com até 512 MB de RAM, para funcionar bem na linha Android One de smartphones baratos.

Confira aqui o melhor do Android 5.0 Lollipop em 8 GIFs.
 
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar