Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOVA FIBRA ÓTICA CHEGA A 255 TBPS DE VELOCIDADE

29/10/2014

Pesquisadores conseguiram atingir a incrível velocidade de 255 Terabits por segundo. Isso é 21 vezes mais banda do que o padrão usado hoje por empresas de telefonia. O marco foi alcançado por pesquisadores das universidades de Eindhoven, na Holanda, e da Flórida, nos EUA.

O recorde anterior era de 43 Terabits por segundo, alcançado por pesquisadores da Dinamarca. Desta vez, uma nova classe de fibra,com sete núcleos, foi utilizada para aumentar a capacidade da transmissão de dados.

A fibra ótica atualmente utilizada tem apenas um núcleo. Na nova configuração, a composição octagonal permitiu uma maior velocidade. E o melhor: os cientistas conseguiram manter o mesmo tamanho da fibra já utilizada hoje.

Os cabos transatlânticos submarinos usados hoje para distribuir a internet no mundo usa fibras de núcleo único, o que significa que só consegue carregar o sinal de uma única fonte por vez. Na técnica desenvolvida agora os dados poderiam vir de sete sinais distintos e caminhariam paralelamente.

A fibra ótica mais rápida hoje chega a 100 Gbps. Esta nova rede seria 2.550 vezes mais poderosa que a atual. Com ela daria para transferir um 1 TB de dados em três décimos de segundo.

Não há prazo para essa tecnologia chegar ao grande público, mas especialistas admitem que com o crescimento do consumo de dados, os atuais cabos existentes não darão conta do consumo de banda no mundo.
 
 
 
Fonte: Ne10

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar