Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

O QUE É SINGLE-CHANNEL, DUAL-CHANNEL, TRIPLE-CHANNEL E QUAD-CHANNEL DAS MEMÓRIAS?

16/10/2014

 
 
 

As memórias RAM possuem uma tecnologia chamada arquitetura multi-channel, que consegue aumentar a taxa de transferência entre o módulo e o seu controlador ao adicionar canais de comunicação entre eles (channels). Hoje, é possível encontrar placas que suportem esse tipo de tecnologia, principalmente o dual-channel e o quad-channel.

Assim como o nome já indica, dual-channel é quando as memórias se comunicam com a CPU através de dois canais simultâneos; enquanto o triple-channel amplia a conectividade para três canais de conexão, e assim por diante. A tecnologia mais avançada disponível no mercado é a quad-channel, disponível desde o lançamento da série Magny-Cours Opteron 6100 da AMD em 2010.

A arquitetura multi-channel é muito recomendada em sistemas com vídeo integrado, onde é possível ver uma melhoria muito significante no desempenho - como foi mostrado no nosso artigo comparativo entre single-channel e dual-channel. Quanto maior a quantidade de canais, maior será a velocidade de transferência das memórias, algo que irá impactar positivamente na performance geral do computador.

Como realizar o multi-channel 
Para conseguir utilizar essa tecnologia, o usuário, antes de mais nada, deve possuir uma placa-mãe com o suporte e módulos de memórias idênticos, tanto em marca como em frequência e capacidade - é impossível realizar multi-channel com memórias atuando em especificações diferentes. Depois, o usuário deve conectar as memórias nas entradas de mesma cor.

Para verificar se os módulos foram conectados em multi-channel da maneira correta, é só entrar no POST - tela preta inicial que aparece logo depois de ligar o computador - e procurar as palavras "dual-channel", "triple-channel" ou "quad-channel".
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar