Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOVA BATERIA DE ÍON-LÍTIO CHEGA A 70% DA CARGA EM APENAS 2 MINUTOS

14/10/2014

Uma equipe de pesquisadores de Singapura desenvolveu uma nova geração de baterias de íons de lítio que podem receber até 70% de carga em apenas dois minutos. Isso significa que ela carregaria um carro elétrico em apenas 15 minutos. E eis o melhor: ela dura mais de 20 anos.

Normalmente, ficamos céticos em relação a novas tecnologias de baterias, mas há motivos para ficarmos esperançosos em relação a essa descoberta. A nova bateria não é exatamente nova. É apenas uma melhoria em relação à tecnologia já existente de íon-lítio.

A parte principal vem na forma de nanoestruturas. Em vez do grafite normalmente usado para criar o ânodo da bateria, essa nova tecnologia usa um gel de dióxido de titânio, que é mais barato. É o mesmo material usado no protetor solar para absorver os raios ultravioletas. Os cientistas encontraram uma forma de transformar o composto em nanoestruturas que aumentam a velocidade do processo de recarga. E de fato eles fazem isso: com essa pequena inovação, as baterias carregam até 20 vezes mais rápido e duram até 20 vezes mais.

“Com a nossa nanotecnologia, carros elétricos poderão aumentar o alcance dramaticamente em apenas cinco minutos de recarga, o que está próximo do tempo necessário para bombas de gasolina encherem o tanque dos carros atuais”, disse o Professor Chen Xiadong da Universidade Tecnológica Nanyang em um release. Pense agora no que isso pode fazer pelo seu smartphone.

Os pesquisadores dizem que a tecnologia estará no mercado dentro de dois anos. Promessa de recarga rápida para baterias não é novidade, mas o fato dessa nova bateria usar tanta tecnologia já existente nos dá motivos para acreditar que agora vai dar certo. 
 
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar