Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE VAI CONSTRUIR FIBRA ÓPTICA QUE LIGA LITORAL BRASILEIRO AOS EUA

10/10/2014

O Google anunciou nesta quinta-feira (9) a construção de um cabo de fibra óptica marítima que conectará Santos (SP) e Fortaleza (CE) à cidade de Boca Raton, na Flórida (Estados Unidos). De acordo com a empresa, o empreendimento vai beneficiar a infraestrutura de internet de toda a América Latina.

Não foram detalhados os valores (o Google menciona em um investimento de dezenas de milhões de dólares). No entanto, a companhia disse que a iniciativa conta com o apoio da Algar Telecom (operadora brasileira que atua em alguns Estados do país), Antel (operadora uruguaia) e a Angola Cables, empresa angolana de fibra óptica.

No blog do Google, onde foi publicado o anúncio, a empresa cita o interesse na região, que ainda tem muito a crescer. "À medida que mais pessoas entram na rede, aumenta a necessidade de adicionar mais capacidade à infraestrutura que mantém a internet funcionando, para que todos possam ter uma experiência online rápida, segura e útil", informou a companhia.

A conexão entre Brasil e os Estados Unidos terá 10.556 km de extensão por onde passarão seis pares de fibra. A expectativa é que a construção esteja pronta até o fim de 2016.

Governo quer conectar Brasil à Europa

Apesar do empreendimento, a iniciativa vai contra os esforços expressados pelo governo brasileiro. Após denúncias feitas por Edward Snowden de que o governo dos Estados Unidos espiona o tráfego da internet (inclusive de empresas e usuários brasileiros), a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, anunciou que ia fechar consórcios com países europeus para conectar o Brasil à Europa.

Atualmente, a conexão do Brasil com a internet é feita com cabos submarinos conectados aos Estados Unidos.

No início do ano, a Telebras anunciou uma parceria com uma empresa espanhola para conectar o litoral brasileiro à Europa. Estão previstos investimentos de US$ 185 milhões.
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar