Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

HP SE DIVIDE EM DUAS: PCS PARA UM LADO, SERVIDORES PARA O OUTRO

06/10/2014

Talvez você não se lembre, mas a HP passou por um momento conturbado em 2011, quando queria deixar de ser uma empresa de PCs e se tornar a próxima IBM. Esse plano foi rapidamente abandonado na época… mas está de volta hoje. Ou quase.

A HP vai se dividir em duas empresas: a Hewlett-Packard Enterprise, dedicada a servidores, redes, serviços e software; e a HP Inc., que fará PCs e impressoras para consumidores e empresas.

Por que a cisão? A empresa diz que isso faz parte do plano de cinco anos – iniciado em 2011 – para recuperar espaço no mercado.

A HP como um todo não deixou de ter lucro, mas a situação era cada vez mais preocupante. A receita vem caindo constantemente nos últimos três anos; a empresa já demitiu 34.000 funcionários, e deve enxugar mais 16.000 cargos este mês.

Como explica o TechCrunch, agora cada pedaço da HP poderá negociar com mais parceiros para crescer, em vez de usar apenas recursos internos de hardware e software. Isso também torna mais fácil que uma delas adquira concorrentes – ou seja adquirida.

Do jeito que a HP foi dividida, ela mistura coisas boas e ruins nos dois lados. A Hewlett-Packard Enterprise ficou com servidores, armazenamento, redes e software empresarial, que têm margens de lucro entre 15% e 20%. Mas ela também ficou com a enorme divisão de serviços para empresas, com margens que giram em torno de 1% e 3%.

A HP Inc., por sua vez, ficará com PCs e suas pequenas margens de lucro, que giram entre 3% e 4%. A HP é a segunda maior fabricante do mundo, logo atrás da Lenovo. As impressoras, por sua vez, ainda rendem bastante dinheiro: têm margens entre 15% e 20%, especialmente os modelos para empresas.

Ou seja, esta divisão da HP pode não afetar muito você… a menos que a HP Inc. seja adquirida por uma concorrente. A divisão deve ser completada até outubro de 2015.
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar