Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

COMO FAZER UM MICROSCÓPIO DE AUMENTO DE 1000 VEZES COM SEU SMARTPHONE E

24/09/2014

p273brkq9oatdw3l7pug
 
 

A cada ano aparecem no mercado celulares mais modernos, mas não vamos esquecer que mesmo nossos celulares meio velhinhos são ótimos aparelhos. Com uma miçanga de vidro baratinha, um clipe feito com uma impressora 3D e a câmera de um smartphone velho, cientistas fizeram um poderoso microscópio, com aumento de 1000 vezes. E, melhor ainda: eles compartilharam as instruções — são apenas dois passos para ter um microscópio de bolso e eles estão disponíveis para quem quiser fazer. Esta lente pequena, portátil e descartável pode ser perfeita para as crianças bisbilhotarem o núcleo de células ou para técnicos examinarem amostras sem ter que voltar ao laboratório.

No Pacific Northwest National Laboratory, a equipe que desenvolveu o projeto publicou os arquivos para impressão 3D para fazer o clipe que segura a miçanga no lugar. Contas de vidro de diferentes tamanhos podem ser trocadas para mudar o ampliação entre 100x, 350x e 1000x.

Usar miçangas para magnificação não é uma ideia completamente nova, claro. Se você não tem uma impressora 3D, pode tentar hackear o esquema com um pouco de fita adesiva e borracha. Mas o projeto com o clipe da impressora 3D é mais desenvolvido e inclui até um suporte para lâmina. E, se por qualquer motivo, você quiser uma dúzia desses, fique à vontade para construir um monte de microscópios. [PNNL]

 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar