Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

O QUE É IOPS (OPERAÇÕES DE ENTRADA E SAÍDA POR SEGUNDO)?

16/09/2014

 
 

IOPS se refere ao número de operações por segundo que um disco consegue realizar. Trata-se de um medidor de desempenho bem comum quando se trata de discos rígidos (HDD), drivers de estado sólido (SSD) ou até armazenamento em rede (SAN). Quanto maior o IOPS, mais rápido se realiza leitura e gravações.

A quantidade de IOPS de uma tecnologia é muito importante para o sistema. Por mais que muitos digam que o número de operações por segundo só interfere no desempenho de aplicações, um IOPS baixo pode impactar diretamente no funcionamento de um aplicativo, podendo até inviabilizar a sua implementação.

Enquanto os HDDs conseguem chegar a um número por volta de 210 IOPS, os SSDs atingem valores próximos a 100.000 - como é o caso do SSD HyperX 3K, com 79.000 IOPS.

Como calcular o IOPS?
Você pode utilizar programas como o
IOmeter, desenvolvido pela Intel, ou o IOzone. Mas existe outra maneira de saber qual o número de operações que seu drive está atingindo; basta multiplicar o total de discos pelo tipo de RAID*.

* RAID 10 e RAID 0 são os tipos que proporcionam o maior número de IOPS possível.

Como conseguir o maior IOPS possível?
- Utilize unidades de alto desempenho - como SSDs HyperX.
- Utilize o tipo de RAID apropriado para performance (não vise o tamanho desejado). Um RAID 10 gera gera um desempenho melhor do que o RAID 5, por exemplo.
- Compre um drive que trabalhe com LUNs virtuais, ou seja, aloque dados nos discos conforme a necessidade deste dado (com isso, não é necessário determinar o tipo de RAID).
 
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar