Satoshi Nakamoto, suposto criador das bitcoins - cripto-moedas que estão ganhando cada vez mais espaço no e-commerce e em outros mercados -, nunca teve sua identidade revelada. Vários sites e jornais tentaram achá-lo, mas nenhuma obteve sucesso. Mas parece que um hacker apelidado "Jeffrey" conseguiu fazer o impossível: invadiu o email de Nakamoto e extraiu suas informações pessoais.
Jeffrey entrou em contato com a revista Wired, dizendo que descobriu a identidade verdadeira do criador das bitcoins. Porém, ele só divulgará essas informações para quem lhe pagar 25 bitcoins, o que dá aproximadamente US$12.000.
O hacker não disse como ele conseguiu entrar no email do criador das bitcoins, mas Jeffrey usa como prova o comentário que ele deixou no p2foundation, fórum de criptografia, usando o endereço do prórpio Nakamoto. Segue abaixo a mensagem:
"Caro Satoshi. Seus documentos, senhas e endereços de IP estarão sendo vendidos na darkweb. Aparentemente, você não pôde configurar o Tor da maneira certa e o seu IP acabou vazando quando você usou seu email em algum momento de 2010. Você não está seguro. Você deve sair de onde você está agora o mais rápido possível antes que essas pessoas te machuquem. Obrigado por inventar a Bitcoin."
Michael Marquardt, membro do fórum Bitcointalk.org, foi o primeiro a entrar em contato com o hacker. Jeffrey teria trocado emails com trechos das informações extraídas do hackeamento da conta de Nakamoto: "a única maneira dele ter conseguido aquilo é por uma invasão de conta criptografada".
Essa é a segunda notícia de hoje sobre vazamento de informações de email pessoal. Há poucas horas, um hacker postou em um fórum russo cerca de 5 milhões de senhas do Gmail. Mesmo que muitas delas sejam velhas, o Google recomenda que você troque a sua.
Fonte: Adrenaline