Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

APRENDIZADO PROFUNDO PODE REVOLUCIONAR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DE GAMES

10/09/2014

Você já deve ter ouvido falar em aprendizado profundo. Se não ouviu, certamente já o experimentou de alguma forma. Trata-se de uma técnica que permite que a inteligência artificial fique mais sofisticada conforme sua utilização que tem ganhado força entre gigantes de tecnologia, e isso pode afetar diretamente a forma como você joga videogame, como mostra uma pesquisa. Como? Melhorando o modo como a máquina controla os seus adversários e obstáculos.

Os pesquisadores da North Carolina State University propõe um modelo de aprendizado profundo que seja capaz de prever os objetivos dos jogadores em games que não tenham uma série de desafios fixos ou ordem definida de eventos. A inteligência artificial poderia ser usada para definir e aumentar desafios dependendo do que o jogador está tentando fazer.

Por meio de cinco tipos de dados específicos durante uma sessão de jogo, os pesquisadores conseguiam prever com 62,3% de precisão o que o jogador estava tentando alcançar, resultado cerca de 29% melhor do que outras tentativas semelhantes.

Os dados foram coletados com 137 crianças das oitava série jogando o game Crystal Island, um jogo educacional criado pela própria NCSU. É uma amostra pequena e um estudo em pequena escala, mas mostra as possibilidades de aplicação do aprendizado profundo.

Por enquanto, as aplicações mais comuns são reconhecimento de imagens, que você vê com frequência no Google Imagens, ou no reconhecimento de voz, em serviços como Google Now, Siri e Cortana. Até mesmo o Facebook usa para analisar cada uma das fotos e mensagens que você publica na rede para conhecer melhor seus gostos. Então, quem sabe, em um futuro próximo, seus games não podem se adaptar melhor a seu estilo de jogo?
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar