Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MUSEU DO VIDEOGAME ITINERANTE RODARÁ O BRASIL COM JOGOS CLÁSSICOS DOS ÚLTIMOS 40 ANOS

12/08/2014

O Instituto Brasileiro de Musesus (Ibram) acabou de mapear o primeiro Museu do Videogame Itinerante do país. A instituição passará por cidades de todos os estados brasileiros, permitindo que os visitantes joguem games em cerca de 200 games de todas as gerações nos últimos 42 anos. O Museu do Videogame foi criado em 2009 pelo jornalista e curador, Cleidson Lima.

Antes de entrar para o Ibram, o museu só abria as portas durante 15 dias por ano, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Agora, junto com a ajuda de patrocínios, a instituição vai rodar por São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belém , Brasília, Salvador e outras grandes cidades do país.

O Museu do Videogame conta com games e consoles raros, como o Magnavox Odyssey (1972), o Atari Pong (primeiro console da Atari, de 1976), o Fairchild Channel F (1976), o Telejogo Philco Ford (primeiro videogame fabricado no Brasil, em 1977), o Nintendo Virtual Boy (primeiro console a rodas jogos 3D, em 1995), o Microvision (primeiro portátil com cartucho, de 1979), entre outras relíquias.

Há até consoles que são pouco conhecidos, como o Coleco Telstar Arcade e o Coleco Telstar Combat, ambos de 1997, o Action Max, de 1987, e até o Bandai Pip Pin Atmark, único videogame criado pela Apple, em 1995.

De acordo com o curador Cleidson Lima, o objetivo do Museu do Videogame Itinerante é preservar a história dos games, assim como o Canal 3: "não temos a intenção de ser o maior ou o melhor, mas sim mostrar ao público que os jogos eletrônicos precisam ser reconhecidos também como história, cultura e arte. Para as novas gerações de consoles existirem, como o Playstation 4, Xbox One, Wii U, entre outros, houve mais de quatro décadas de evolução".

Para mais informações, acesse a página oficial do Facebook do Museu do Videogame Itinerante. 
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar