Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

POR QUE AS URLS CHINESAS USAM NÚMEROS EM VEZ DE LETRAS?

28/07/2014

Se, em alguma de suas inúmeras visitas à web, você se deparou com um site chinês, talvez tenha notado que eles frequentemente usam números em vez de letras na URL. Por exemplo, 4399.com é um site de jogos, 92.com lida com troca de carros e 12306.cn vende passagens de trem. Por quê?

Um artigo da New Republic explica o motivo: basicamente, para os chineses, números são mais fáceis de memorizar do que letras latinas.

Para um falante nativo do inglês, lembrar uma longa sequência de números pode parecer mais difícil do que memorizar uma palavra. Mas isso só acontece porque você entende a palavra. Para muitos chineses, números são mais fáceis de lembrar do que caracteres latinos.

Claro, crianças chinesas aprendem o sistema pinyin, que usa o alfabeto romano para soletrar palavras em mandarim – por exemplo, a escrita fonética de “internet”, 网络, é “wangluo”. E sim, algarismos arábicos (1-2-3) são tecnicamente tão importados do estrangeiro quanto o alfabeto romano (A-B-C).

Mas a maioria dos chineses estão mais familiarizados com números do que com letras, especialmente os que não fizeram faculdade. Para muitos, “hotmail.com” parece tão misterioso quanto o alfabeto cirílico deve ser para você.

As sequências de números também não são aleatórias: elas frequentemente têm a ver com o serviço oferecido pelo site, ou atuam como homófonas de outras palavras. Por exemplo, a companhia de internet NetEase usa 163.com, que é uma lembrança dos dias de internet discada, quando os usuários de internet na China tinham que discar 163 para ficarem online.

Enquanto isso, o Alibaba tem o site de e-commerce 1688.com, que em chinês soa como “io-liu-ba-ba” quando dito em voz alta. E isso vai além porque, na língua chinesa, os números têm som parecido com outras palavras. Do Quora:

O número 5 em chinês, pronunciado “wu”, soa como a palavra para “eu”… O número 1 pode ser pronunciado “yao”, que é quase um homófono… da palavra “querer”; de modo que 51, ou “wuyao”, soa como “eu quero”. Daí a sua popularidade em URLs de sites como 51.com e 51job.com (um site de emprego, naturalmente). O número 6 é pronunciado “liu” e soa como a palavra para “fluxo” (ou “streaming”), assim o site 56.com é um site de compartilhamento de vídeo.

No Quora, também há uma tabela com os quase-homófonos de cada número:

0 - você
1 – querer/vai (indicador de futuro)
2 - amar
4 - morto
5 - eu
6 - com sucesso, com sorte
7 - esposa
8 - ganhar dinheiro, ficar rico
9 – (por) muito tempo

Por exemplo, temos o site 520.cn (eu amo você) que vende joias; e o site 518.cn (eu vou ficar rico) de uma loteria. Até mesmo o 1688.com, do Alibaba, soa como “vou ganhar dinheiro com sucesso” – o site vende produtos de uma empresa para outra na China.

Mas vale notar: nem sempre os números remetem a um significado – como dissemos antes, eles são usados na URL porque são mais fáceis de memorizar. 

 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar