Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

4K PODE SER ´SIMULADO´ EM TABLETS E COMPUTADORES

23/07/2014

 
 
Um novo padrão de conversão para sinais de vídeo, chamado DSC (Display Stream Compression), permite a "simulação" da resolução 4K para transmissão através de dispositivos portáteis. A novidade, anunciada na semana passada nos EUA pelos consórcios VESA e MIPI Alliance, será importante para aumentar a vida útil das baterias em mais de 60%.
 
A VESA (Video Electronics Standards Association), conhecido no mercado internacional por suas recomendações para produtos de áudio e vídeo, publicou em seu site que passa a adotar o padrão DSC 1.0 nos conectores DisplayPort, utilizados em aparelhos como players e câmeras para permitir a conexão com TVs, monitores e projetores. Já a MIPI Alliance é responsável pelos conectores DSI (Display Serial Interface), usados em notebooks, tablets e smartphones.
 
"Com o uso crescente de vídeo 4K, entendemos que é urgente a necessidade de compressão dos sinais para dispositivos portáteis", comentou Dale Stolitzka, engenheiro da Samsung e responsável pelo grupo de estudos sobre compressão da VESA. "Com menor uso de banda devido à compressão, os aparelhos poderão ser usados por mais tempo sem prejuízo da qualidade do sinal."
 
Stolitzka acrescentou que o grupo já estuda estender a especificação DSC, no futuro, para dispositivos compatíveis com sinal 8K. Segundo ele, esse conector utiliza um algoritmo de compressão menos complexo que o atual MPEG e, ainda assim, consegue reduzir em até 66% o tamanho dos arquivos. Ao mesmo tempo, simplifica os requisitos elétricos para transportar os sinais de Ultra-Alta Definição.
 
No entanto, especialistas já começam a questionar o padrão DSC, alegando que esse tipo de compressão implica em perdas no sinal. O padrão compete diretamente com o HDMI, hoje de uso universal inclusive em sua versão MHL (Mobile Hidh-Definition Link) para aparelhos portáteis.
 
Para mais detalhes sobre esse assunto, acesse o hot site HDMI Connect.
 
 
 
Fonte: Revista Ht

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar