Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

VEJA 4 MITOS SOBRE SEGURANÇA NA INTERNET

11/07/2014

A internet é muito benéfica em vários aspectos, mas não permite descuidos: o menor deslize na forma de navegar é suficiente para colocar em risco informações pessoais e outras coisas importantes. Por isso, preparamos abaixo uma lista com 4 mitos sobre a segurança do computador e da internet, de forma a alertar os mais despreocupados e/ou desatentos.

1) "Se eu não tenho arquivos importantes, não preciso me preocupar"

Se algum hacker invadisse seu computador, ele teria algo importante para tomar além de fotos das férias na praia, trabalho escolar ou filmes e MP3? Provavelmente não, mas ele ainda pode utilizar seu computador de várias maneiras criminosas, sem que você saiba.

Um exemplo disso são os DDoS, tipo de ataque que utiliza milhares de computadores infectados para sobrecarregar um site, acessando-o repetidas vezes, ao mesmo tempo. Outra possibilidade seria roubar algum tipo de senha, como por exemplo do banco ou de uma rede social, o que pode causar sérios transtornos na vida de qualquer um. Vale a pena se prevenir com um bom antivírus e firewall para que seu computador não se torne parte de uma ação criminosa à revelia.

2) "Tor e VPN são serviços completamente anônimos"

Utilizar navegador encriptado, como o Tor, ou contratar serviço de VPN pode melhorar seu anonimato na internet, escondendo o tráfego da operadora ou de qualquer bisbilhoteiro que tente saber seus sites preferidos. Apesar disso, ao se logar em um site, toda esta segurança pode tornar a navegação suspeita. Facebook e Google, por exemplo, marcam a localização de cada login.

Outra forma é utilizar o serviço de VPN, que muda o IP do usuário para outro lugar do mundo. Embora não seja possível saber com precisão onde o usuário se encontra, os sites conseguem notar que algo estranho ocorreu, como alguém que acessou o Facebook em São Paulo, às 12:00 na França, às 12:15 e às 12:30 na Indonésia.

3) "O modo de navegação anônima do Google Chrome e a Navegação Privativa do Firefox protegem minha identidade"

Este é um erro bastante comum que muitas pessoas cometem, por não entenderem como funcionam estes modos dos navegadores. O modo Anônimo, ou a navegação privativa, impedem que cookies, histórico e outras coisas que possam identificar seus acessos fiquem gravados no computador, de modo que outras pessoas que o usarem não saberão por onde você navegou. No entanto, os dados trocados entre você e sua operadora, por exemplo, não estão encriptados, sendo perfeitamente visíveis pelos administradores da rede, portanto, tome cuidado com o que vai procurar pela internet, mesmo com o modo incógnito.

4) "Eu não preciso de antivírus pois não faço nada arriscado na internet"

É claro que boas práticas de navegação na internet ajudam a manter o computador sem vírus e malwares, mas isso não é suficiente. Mesmo entrando apenas em sites seguros e conhecidos, como o Youtube, Facebook, entre outros, é possível que estes sites sejam atacados e infectem seu computador. Mesmo que você não saia clicando em sites estranhos, um comercial do Youtube ou um post de um amigo no Facebook podem levá-lo a um site que infecte o PC, sem você saber. Um bom antivírus é essencial.

 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar